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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24351
AS VIVÊNCIAS DE SOFRIMENTO DE DOCENTES DO TOCANTINS: PISTAS PARA AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Docentes
Trabalho
Prática (Psicologia)
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Promoção da Saúde
Freire, Lorena de Sales Mercucci | Date Issued:
2014
Alternative title
The experiences of suffering of teachers Tocantins: clues to health surveillance in occupational healthAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho analisa os desafios e potencialidades do “Projeto de Promoção
da Saúde dos Trabalhadores da Educação”, desenvolvido pelo CEREST-TO em
conjunto com trabalhadores da educação, enquanto dispositivo para compreender (e
intervir) nas condições de trabalho e saúde (mental) de trabalhadores de escolas
públicas estaduais do Tocantins – TO. Nessa direção debruça-se sobre os materiais
produzidos pelo CEREST-TO provenientes principalmente das Oficinas realizadas
especificamente com os docentes acerca das suas condições de saúde (mental) e
trabalho. Para tanto, recorreu às contribuições teóricas do campo da Saúde do
Trabalhador, da Psicodinâmica do Trabalho e da perspectiva ergológica, além de ter
realizado do ponto de vista metodológico uma análise documental que permitiu
explorar materiais produzidos pelo Projeto supracitado. Apesar dos desafios
identificados, verificou-se que as Oficinas de Promoção da Saúde dos Profissionais
da Educação revelaram importantes dispositivos para articulação de saberes e
práticas de investigação em saúde do trabalhador. Ao mesmo tempo identificaramse as dificuldades dos docentes de se articularem para enfrentar uma organização
de trabalho caracterizada por pressão para atingir metas, sobrecarga de trabalho,
violência física e psicológica, segregação de funcionários, humilhações,
discriminações, número reduzido de efetivo e desvalorização da profissão.
Percebeu-se que esses vivenciam um sofrimento imensurável, que frequentemente
desemboca em processos de adoecimento. Entretanto, percebeu-se também que os
professores desenvolvem estratégias de defesas frente a esse cenário. Este estudo
possibilitou ainda esboçar pistas para elaboração de um roteiro-guia de investigação
acerca dos agravos do trabalho à saúde dos trabalhadores docentes, destinados à
profissionais de assistência em saúde, vigilância em saúde e sindicatos.
Abstract
This paper examines the limits and potential of the "Project for the Promotion of
Workers Educational Health" developed by CEREST-TO in conjunction with
educational workers, as a device to understand (and act) in working conditions and
health of public schools workers in Tocantins State - TO. Also focuses on the
materials produced and publicized by CEREST-TO coming mainly from workshops
held specifically with teachers about their health (mental) conditions and work. To this
end, resorts to the theoretical contributions of the field of Occupational Health,
Labour and Psychodynamic ergological perspective, and has carried the
methodological point of view of documentary analysis, which explore materials
produced and publicized by the aforementioned Project. Despite the limitations
identified, it was found that the Workshops of Promotional Health of Educational
Professionals have proved to be very important devices to articulate knowledge and
practical research in occupational health. At the same time identified the difficulties of
teachers to face a labor organization characterized by pressure to meet targets, work
overload, physical and psychological violence, segregation of employees, humiliation,
discrimination, and few effective devaluation of profession. It was noticed that these
experience caused immeasurable suffering, which often leads to disease processes.
However, it was noticed also that teachers develop strategies against this scenario
defenses. This study also permitted sketch clues for preparing a roadmap guide for
research concerning the health hazards of the job of teaching workers intended for
professionals in health care, health surveillance and unions.
DeCS
Saúde do TrabalhadorDocentes
Trabalho
Prática (Psicologia)
Vigilância em Saúde do Trabalhador
Promoção da Saúde
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