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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24420
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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A PRECEPTORIA EM SAÚDE A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS
Family Health
Strategies
Health Promotion
Internship and Residency
Staff Development
Saúde da Família
Estratégias
Promoção da Saúde
Internato e Residência
Formação de Recursos Humanos
Autonomo, Francine Ramos de Oliveira Moura | Date Issued:
2013
Alternative title
The preceptorship health from Brazilian publicationsAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As mudanças do conceito de saúde e a introdução de outro modelo de Atenção em saúde: integral, focado na promoção da saúde, organizado a partir do nível primário, que pressupõe um profissional crítico, capaz de lidar com a realidade e a diversidade que compõem os sujeitos, fez com que a formação em saúde se transformasse ao longo dos anos. Essa transformação se deu por meio de estratégias que inseriram o aluno, tanto da graduação quanto da pós-graduação, nos serviços de saúde. O que levou os profissionais de saúde a incluírem em sua prática atribuições de preceptor. Com a intenção de compreender a realidade da preceptoria em saúde, neste estudo exploratório, objetivamos analisar quais conceitos e atividades da preceptoria são apresentados pelas publicações brasileiras em saúde que tratam da preceptoria médica e multiprofissional, entre os anos de 2002 e 2012. Para tanto, realizamos levantamento de estudos brasileiros, de língua portuguesa, disponíveis nas principais bases bibliográficas de saúde. Para fins de análise, alguns temas
foram selecionados: conceito de preceptor/preceptoria; atividades e características do preceptor; relação preceptor-aluno-serviço e condições de trabalho x formação. Os resultados mostram que os termos preceptoria e preceptor são frequentemente utilizados no âmbito da formação em saúde, porém carecem ainda de definição consistente.
Encontramos diversos conceitos para preceptor, assim como diferentes nomenclaturas ou classificações para o termo preceptor. As atividades e características do preceptor aparecem de forma variada nos diferentes estudos, embora sejam mencionadas nos documentos oficiais. A preceptoria é mais uma função que os preceptores devem assumir,
e apesar de inserir um caráter docente/pedagógico, poucas vezes está presente nos processos formativos dos profissionais que a exercem. Concluímos que a definição de preceptor não deve ser padronizada, mas devem estar explícitas nos programas dos cursos para que se alcance qualidade da formação. Pensar a formação do preceptor é fundamental
para a garantia da transformação da Educação na Saúde.
Abstract
The changes in concept of health and the introduction of another type of health care: Full, focused on health promotion, organized from the primary level, which presupposes a critical professional able to deal with the reality and diversity that make up the individual, made the health education change over the years. This transformation was achieved through strategies that introduced the student, both from undergraduate and postgraduate
studies in health services. This has led health professionals to incorporate into their practice the role of preceptor. With the intention to understand the reality of preceptorship in health, this exploratory study, aimed to analyze which concepts and activities of preceptorship are presented by Brazilian publications in health facilities concerning medical and multidisciplinary preceptorship, between the years 2002 and 2012. To do so, a
survey of Brazilian studies, in Portuguese language available on the main bibliographic health databases, was performed. During the reading of texts, some themes were selected: concept of preceptor/preceptorship; activities and characteristics of the preceptor; teacherstudent-service relationship and working conditions x formation. The terms preceptor and preceptorship are often used in the context of health education, however, according to Botti
(2009), still lack consistent definition. We found several concepts for preceptor as well as different titles or classifications for the term preceptor. The activities and characteristics of the preceptor appear variously in different studies, although they are mentioned in the official documents. The preceptorship is more of a function that preceptors should take,
and inserts a teaching/pedagogical character rarely present in the formative processes of professionals who exercise it. We conclude that the definition of preceptor should not be standardized but should be well clear on courses programs in order to achieve quality in the education. Thinking of the preceptor training is critical to ensuring the transformation of Health Education.
Keywords
Primary Health CareFamily Health
Strategies
Health Promotion
Internship and Residency
Staff Development
DeCS
Atenção Primária à SaúdeSaúde da Família
Estratégias
Promoção da Saúde
Internato e Residência
Formação de Recursos Humanos
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