Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24536
Title: Programa de educação pelo trabalho para a saúde PET-Saúde / saúde da família: um estudo sobre a percepção dos participantes acerca da integração ensino-serviço-comunidade
Other Titles: Education program by working for health - Health-PET / family health: a study on the perception of the participants about the integration of teaching and community service
Advisor: Moreira, Marcelo Rasga
Authors: Passarella, Teresa Maria
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este trabalho versa sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - área temática Saúde da Família (PET-Saúde/SF), instituído pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, como uma das estratégias de mudanças na graduação, tendo em perspectiva as necessidades sociais em saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Buscou investigar, a partir da percepção de docentes, estudantes e profissionais dos serviços de saúde que dele fizeram parte, em que medida o programa promoveu a integração ensino-serviço-comunidade. A opção metodológica foi por um estudo exploratório-descritivo com abordagem quali-quantitativa, utilizando-se técnicas de levantamento em fontes secundárias. Realizou-se pesquisa documental e bibliográfica e foram analisados relatórios de atividades elaborados por coordenadores dos projetos desenvolvidos e questionários eletrônicos preenchidos pelos integrantes dos grupos tutoriais. Os resultados demonstram a contribuição do programa como indutor na articulação entre as instituições de educação superior, os serviços públicos de saúde e a população. Destacaram-se avanços no trabalho multiprofissional e interdisciplinar, intensificação das ações de intervenção e pesquisa realizadas em unidades básicas de saúde e direcionadas à comunidade, utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, diversificação dos cenários de práticas, ampliação da intersetorialidade, reorganização dos processos de trabalho, promoção da educação permanente, valorização dos profissionais da saúde e das necessidades dos serviços subsidiando as práticas acadêmicas, fortalecimento e dinamização dos mecanismos de financiamento das ações de educação na saúde, e estímulo à produção e disseminação de conhecimentos na área da atenção básica.
Fragilidades identificadas no desenvolvimento dos projetos abrangeram aspectos político-estruturais, gerenciais, operacionais e acadêmicos, a exemplo de serviços de saúde não adaptados para realização de ações educativas, baixa institucionalização dos processos avaliativos, precarização de vínculos de trabalho, limitações na liberação dos profissionais da rede para as atividades de ensino, despreparo para o exercício da preceptoria, resistência de profissionais não participantes dos grupos tutoriais, fragmentação intra e interinstitucional das áreas / profissões, pouca flexibilidade das matrizes curriculares, e falta de integração com outras ações de educação pelo trabalho em saúde.
DeCS: Políticas Públicas de Saúde
Ação Intersetorial
Educação Superior
Sistema Único de Saúde
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Saúde da Família
Issue Date: 2013
Citation: Passarella, Teresa Maria. Programa de educação pelo trabalho para a saúde PET-Saúde / saúde da família: um estudo sobre a percepção dos participantes acerca da integração ensino-serviço-comunidade. 2013. 170 f. Dissertação (Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
467.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.