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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24730
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA EM HIV/AIDS (SAE) NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS, MT
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Assistência Integral à Saúde
Avaliação
Dantas, Auxiliadora Martins Gidrão | Date Issued:
2012
Alternative title
Evaluation of quality of service Specialized Assistance for HIV / AIDS (SAE) in the municipality of Barra do Garças, MTAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo teve como objetivo avaliar o grau de qualidade do Serviço de
Assistência Especializada (SAE) às pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) no
município de Barra do Garças - MT . Para responder as perguntas avaliativas levantadas
pelo estudo foram utilizadas a abordagem qualitativa e quantitativa. A avaliação
também foi orientada para uma abordagem normativa e formativa, pois teve como
objetivo direcionar a tomada de decisões para a melhoria do serviço avaliado. A
metodologia eleita para a realização da avaliação proposta e consequentemente estimar
o grau desta qualidade foi o estudo de caso, sendo eleito como caso único o serviço de
assistência especializada em HIV/aids do município de Barra do Garças-MT. Utilizouse como forma de coletar dados primários e secundários sobre o serviço avaliado
entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e observação de campo. Para a
condução das entrevistas, análise dos documentos e observação de campo foram
elaborados roteiros que serviram como guia para a realização da coleta de informações.
Foi elaborado ainda em conjunto com os técnicos que ali atuam uma matriz de
julgamento, definindo assim as dimensões da avaliação, categorizando dessa maneira
subdimensões relacionadas à qualidade, seguindo critérios avaliativos relacionados
conformidade, disponibilidade, acessibilidade e qualidade técnico-científica. Os valores
foram definidos para cada dimensão avaliada, classificando assim, como sendo serviço
de ótima qualidade quando alcançasse entre 91 à 100 pontos, de boa qualidade entre 61
á 90 pontos , regular entre 46 à 60 e insuficiente entre 0 e 45 pontos. Os resultados
finais são apresentados fazendo relação entre as informações coletadas, relacionando
estas com o contexto político e organizacional bem como com as diretrizes preconizadas
pelo Ministério da Saúde e Departamento DST/HIV/AIDS e Hepatites virais, manuais
de boas práticas e a pesquisa QUALIAIDS. Ao final da avaliação, os resultados
referentes às dimensões definidas de qualidade apontam que, os parâmetros e
indicadores relacionados à conformidade e disponibilidade são os mais comprometidos,
porém ainda assim o grau de qualidade do serviço encontra-se em patamar considerado
bom. Finalmente são feitas recomendações no sentido de melhorar a qualidade da
assistência ofertada pelo SAE de Barra do Garças as PVHA, como expansão do horário
de atendimento, melhoria do fluxo de referência e contra referência, desenvolvimento
do plano de ações e metas na sua integralidade, implantação de coleta de exames
específicos, autonomia de gerenciamento para o serviço participação dos técnicos em
eventos científicos e capacitação.
Abstract
The present study aimed to evaluate the degree of quality of service specialized care for
people living with HIV/AIDS (PLHA) in the municipality of Barra do Garças-MT. To
answer the evaluative questions were raised by this study used qualitative and
quantitative approaches. The evaluation was also directed towards normative approach
training, as aimed to direct the decision making to improve the service measured. The
methodology chosen to carry out the proposed assessment, and thus estimate the degree
of this quality was the case study, being elected as a unique case service center
specializing in HIV/AIDS in the municipality of Barra do Garças-MT. Was used as a
way to collect data on primary and secondary service rated semi-structured interviews,
document analysis and field observations. To conduct the interviews, documents
analysis and field observation were prepared scripts that served as guide to collect the
information. Was developed further n conjunction with the technicians who work there
an array of trial, thus defining the dimensions of evaluation, thus categorizing sub
dimensions related to quality, following assessment criteria related compliance,
availability, accessibility and quality technical science. The values were defined for
each dimension evaluate and classified in this way as high quality service when They
reach between 91 a 100 points, good between 61 will be 90 point, from 46 a 60
regular and insufficient between 0 a 45 points. The final results are shown doing link
the information collected, relating these to the political and organizational context as
well as with the guidelines recommended by the Minister of health and department
STD/HIV/AIDS and viral hepatitis , manuals of good practices and research
QUALIAIDS. At the end of the evaluation, the results concerning the dimensions of
quality defined point out that the parameters and indicators related to compliance and
availability are the most committed, but still the level of service quality is at a level
considered good. Finally, recommendations are made to improve the quality of care
offered by SAE Barra do Garças the PLHA, as an expansion of service hours, improved
flow of reference and cross reference, development of action plan and targets in its
entirety, implementation of specific sample collection, management autonomy for the
service, participation in scientific and technical training.
DeCS
Síndrome de Imunodeficiência AdquiridaGarantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Assistência Integral à Saúde
Avaliação
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