Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24782
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- ICICT - Artigos de Periódicos [1407]
- IOC - Artigos de Periódicos [12967]
Metadata
Show full item record
AS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS E A REINVENÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR FACILITADAS PELAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS
Affilliation
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Instituto de Estadual Carmela Dutra. Escola Estadual Adlai Stevenson. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Grupo de Pesquisa “Tecnologias, Culturas e Práticas Interativas e Inovação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós- Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós- Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
A grave crise do sistema educacional brasileiro, que vai do sucateamento dos colégios
e das condições de trabalho à redução do que seria educar, há anos suscita movimentos de
resistência e luta para a melhoria da educação. Em 2015, uma nova onda de manifestações
surgiu, inicialmente em São Paulo, devido ao anúncio de fechamento de mais de 100 escolas
públicas estaduais, o que fez o movimento estudantil emergir em âmbito nacional. No estado do
Rio de Janeiro, mais de 80 escolas foram ocupadas pelos estudantes. Impulsionado pelas
tecnologias interativas, para além da conquista do espaço físico escolar, este movimento é uma forma de oposição ao poder do Estado. Sua grande novidade é a subversão à lógica da escola
tradicional, o que permitiu aos estudantes experimentarem a autogestão e vivenciarem uma nova
dinâmica de ensino.
Abstract
For years now, the severe crisis of the Brazilian educational system, from the
depreciation of schools and of working conditions to the overall decline in what education
means, has been giving origin to movements of student resistance and struggle that demand
improvement of education. In 2015, a new wave of protests started initially in São Paulo as a
reaction to the government’s announcement to close more than 100 state schools, which spread
to similar manifestations nationwide. In the state of Rio de Janeiro over 80 schools were
occupied by students. Boosted by interactive technologies, these students took the occupation
of school spaces beyond, into a movement of opposition to the State power. The greatest
innovation of the students’ Occupation was the subversion of traditional school logic, enabling
the students to experience self-management and a new dynamic form of education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Durante años, la severa crisis de la educación en Brasil, que va desde la depreciación
de las escuelas y de las condiciones de trabajo hasta la reducción de lo que debiera ser educar,
hay incitado movimientos de resistencia y lucha para mejoras en la educación. En 2015, una
nueva ola de protestos comenzó inicialmente en São Paulo debido al anuncio del estado de
cerrar más de 100 escuelas y se extendió por todo el país. En el estado de Río de Janeiro más de
80 escuelas fueron ocupadas por los estudiantes. Impulsados por las tecnologías interactivas,
además de la consecución del espacio físico de la escuela, este movimiento es una forma de
oposición al poder del Estado. La gran novedad es la subversión de la lógica de la escuela
tradicional, que permitió a los jóvenes experimentar la autogestión y la experiencia de una nueva
dinámica de enseñanza.
Share