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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12980]
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A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
pesquisa para a educação básica
charges como estratégias didáticas
Alternative title
The use of cartoons as strategies for teaching scienceAffilliation
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Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
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Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A fim de investigar a viabilidade da proposta do uso da charge como estratégia didática e, baseando-se nos eixos temáticos e temas transversais propostos pelos PCNs, realizou-se a pesquisa com o objetivo de demonstrar as possíveis contribuições dessa ferramenta para o ensino de Ciências. Foram analisadas charges publicadas nos jornais Estado de Minas e Folha de São Paulo, em um período de seis meses, entre abril e setembro de 2013, totalizando 366 charges, dentre as quais foram selecionadas 41 do jornal Estado de Minas e 33 do jornal Folha de São Paulo, perfazendo um total de 74 charges adequadas ao propósito da pesquisa. Observou-se que o jornal Estado de Minas apresentou charges que, em geral, abordam temas relacionados à saúde, enquanto o jornal Folha de São Paulo traz charges com assuntos relacionados à política e economia. Em uma visão geral, percebeu-se maior frequência do eixo temático “Ser Humano e Saúde”, enquanto “Terra e Universo” foi o menos encontrado. Em relação aos temas transversais “Saúde” e “Ética”, tiveram grande destaque, enquanto “Orientação Sexual” e “Pluralidade Cultural” não tiveram muita visibilidade nas charges analisadas. O universo das charges mostrou-se muito fértil para o âmbito educacional; há um imenso acervo disponível nos meios de comunicação e que pode ser facilmente acessado, o que propicia uma gama de possibilidades para a realização de novos trabalhos de investigação nessa área.
Abstract
In order to investigate the feasibility of the proposal of using cartoons as a didactic strategy and, based on the thematic axes and cross-cutting themes proposed by the PCNs [National Curriculum Planning], this research was conducted aiming at demonstrating possible contributions of this tool for teaching Sciences We analyzed cartoons published in the newspapers Estado de Minas and Folha de São Paulo within a six-month period from April to September 2013, in a total of 366 cartoons, 41 selected from Estado de Minas and 33 from Folha de São Paulo, that is, 74 charges appropriate to the research purpose. It was observed that the newspaper Estado de Minas presented cartoons that, in general, deal with topics related to health, while the newspaper Folha de São Paulo brings cartoons with matters related to politics and economics. In an overview, it was more often the thematic axis “Human being and Health”, while “Earth and Universe” was the least found subject. In relation to cross-cutting themes, “Health” and “Ethics” had great prominence, while “Sexual orientation” and “Cultural Pluralism” did not have much visibility in the analyzed cartoons. The universe of cartoons proved very fertile for the educational scope, as there is an immense collection available in the media that can be easily accessed, which provides a range of possibilities for further research in this area.
Keywords in Portuguese
Ensino de ciênciaspesquisa para a educação básica
charges como estratégias didáticas
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