Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2481
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobrezaCollections
Metadata
Show full item record
PRECARIZAÇÃO DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO E SUAS IMPLICAÇÕES SUBJETIVAS PARA OS DOCENTES DA ESCOLA TÉCNICA DO SUS PROFESSORA ENA DE ARAÚJO GALVÃO
Serviços Terceirizados
Docentes
Satisfação no Emprego
Sistema Único de Saúde
Comportamento
Mercado de Trabalho
Saúde do Trabalhador
Fortes, Denise Rodrigues | Date Issued:
2009
Alternative title
Precarious employment relationship and its implications for the subjective faculty of the Technical School of SUS Professor Ena de Araujo GalvãoAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Escola Técnica do SUS
“Professora Ena de Araújo Galvão” não possui um quadro permanente de docentes,
trabalhando através de credenciamento dos mesmos que passam a ser prestadores de serviço,
constituindo assim, um vínculo precário para a maioria deles, excetuando-se alguns poucos
servidores efetivos que desenvolvem, entre outras, a função docente. A vinculação subjetiva
dos indivíduos às organizações é estudada pela psicossociologia francesa, que inclui as
categorias de reconhecimento, idealização, investimento, fragilização de vínculos,
pertencimento, entre outras. Fatores como baixa adesão dos docentes aos cursos de capacitação
pedagógica e demora em cumprir com as atividades próprias da docência apontam para a
hipótese de que parte dos docentes veja a atividade como um simples complemento, tanto
salarial quanto curricular. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender as
implicações do vínculo empregatício precário sobre a subjetividade dos atuais professores da
Escola Técnica do SUS “Profª Ena de Araújo Galvão” e examinar o perfil dos potenciais
docentes da escola, e como objetivos específicos, examinar o perfil dos candidatos a docentes
quanto à formação, história profissional e inserção no mercado de trabalho; conhecer a
trajetória profissional dos atuais docentes da ETSUS, buscando reconhecer os processos que os
levaram a ocupar a função docente no Sistema Único de Saúde e compreender os sentidos da
prática docente dos professores da Escola Técnica do SUS “Profª Ena de Araújo Galvão”. Para
tal, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aspectos quantitativos,
compreendendo um mapeamento do perfil dos docentes da escola através das fichas cadastrais
dos mesmos, com informações sobre a formação, possíveis outras inserções no mercado de
trabalho, pós-graduação e capacitação pedagógica, que serviram de subsídio para a seguinte
etapa, a das entrevistas, que foram direcionadas por um roteiro e precedidas da aplicação do
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Além da aplicação do TCLE, a pesquisa também
foi submetida à apreciação do CEP/ENSP de acordo com a Portaria 196/96 do CONEP, sendo
aprovado sem ressalvas. Os principais resultados mostram que a maioria dos docentes possui
outra inserção no mercado de trabalho e também possuem cursos de pós-graduação, inclusive
doutorado, em alguns casos; da mesma forma, um número significativo de professores possui
experiência docente em outras instituições, até mesmo em universidades. Quanto aos aspectos
subjetivos, apesar da precariedade dos vínculos, o investimento dos profissionais na atividade
docente encontra-se presente e os profissionais se sentem ligados à escola de forma afetiva. No
entanto, a escola não vem desempenhando a proposta de Educação Permanente e também não
possui um projeto político-pedagógico, sendo sugerido neste aspecto, que seja implementada
uma atividade interna para os técnicos e professores se aproximarem e executarem tal política,
neste mesmo processo espera-se concluir a elaboração do referido projeto.
Abstract
The Technical School of SUS “Teacher Ena de Araújo Galvão” doesn't possess a
permanent picture of teachers, working through accreditation of the same ones that they start to
be service rendering, constituting like this, a precarious bond for most of them, being excepted
some few effective servants that develop, among other, the educational function. The
subjective entailing of the individuals to the organizations is studied by the French
psicossociology, that includes the recognition categories, idealization, investment, bond
embrittlement, belonging, among others. Factors as low adhesion of the teachers to the courses
of pedagogic training and delay in accomplishing with the own activities of the teaching
appears for the hypothesis that leaves of the teachers sees the profession as a simple
complement, so much salary as curricular. Like this, to present research has as general
objective to Examine the partial profile of the educational potentials of the Technical School of
SUS “Teacher Ena de Araújo Galvão” and to understand the implications of the precarious
contract of employment about the current teachers' of the school subjectivity, and as specific
objectives, to examine the profile of candidates to educational as for the formation,
professional history and insert in the job market; to know the current teachers' of ETSUS
professional path, looking for to recognize the processes that took them to occupy the
educational function in the Unique System of Health and to understand the senses of the
teachers' of the Technical School of SUS “Teacher Ena de Araújo Galvão” educational
practice. For such, a research of qualitative approach was developed, with quantitative aspects,
understanding a mapping of the teachers' of the school partial profile through the cadastral
records of the same ones, with information about formation, possible other inserts in the job
market, masters degree and pedagogic training, that they served as subsidy for the following
stage, the interviews, that were addressed by an itinerary and preceded of the application of the
Term of Free and Illustrious Consent. Besides the application of TFIC, the research was also
submitted to the appreciation of CONEP/ ENSP in agreement with the Entrance 196/96 of
CONEP, being approved without safeguards. The main results show that most of the teachers
possesses other insert in the job market and they also possess masters degree courses, besides
doctorate; in the same way, a significant number of teachers possesses educational experience
in other institutions, even in universities. As for the subjective aspects, in spite of the
precariousness of the bonds, the professionals' investment in the educational activity is present
and the professionals feel linked to the school in an affectionate way. However, the school is
not carrying out the proposal of Permanent Education and it doesn't also possess a politicalpedagogic project, being suggested in this aspect, that an activity is implemented interns for the
technicians and teachers if they approximate and they execute such politics, in this same
process hopes to conclude the elaboration of the referred project.
DeCS
Instituições Acadêmicas/recursos humanosServiços Terceirizados
Docentes
Satisfação no Emprego
Sistema Único de Saúde
Comportamento
Mercado de Trabalho
Saúde do Trabalhador
Share