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Title: Educação a distância como estratégia para a difusão de políticas públicas: a experiência do curso de especialização em gestão da clínica na atenção primária a saúde no Estado de Minas Gerais
Other Titles: Distance education as a strategy for the dissemination of public policy: the experience of the specialization course on clinical management in primary health care in the State of Minas Gerais
Advisor: Martins, Maria Inês Carsalade
Costa, Rafael Arouca Höfke
Members of the board: Nunes, Tânia Celeste Matos
Machado, Cristiani Vieira
Martins, Maria Inês Carsalade
Authors: Macedo, Aline Branco
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O modelo de Redes de Atenção à Saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde, tem como uma de suas diretrizes fundamentais as Linhas-Guia de Atenção à Saúde. Considerando que os profissionais de saúde são os responsáveis pela adoção dos preceitos e conteúdos dessas na prática do serviço, é necessário que os mesmos conheçam seus conteúdos e pautem sua atuação de forma alinhada a estes. O Estado de Minas Gerais definiu a estruturação de uma ação educacional para a difusão das Linhas-Guias de Atenção à Saúde aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde de Minas Gerais. Este trabalho recorreu ao método Marco Lógico para realizar a (re) construção da matriz lógica do Curso de Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde como forma de estruturar indicadores que possibilitem a sua futura avaliação em relação ao alcance dos objetivos propostos.
Abstract: The Network Model of Health Care with a focus on Primary Health Care, has as one of its fundamental guidelines “Guidelines for Health Care” whereas health professionals are responsible for the adoption of the precepts and content of the practice of service, it is necessary that they know their content and guide their activity so aligned to these. The State of Minas Gerais defined the structure of an educational action for the dissemination of “Guidelines of Health Care” for professionals working in the Health System of Minas Gerais. This study uses the LFA method to perform the (re) construction of the logical framework of the "Specialization Course in Clinical Management in Primary Health Care" as a way of structuring indicators to allow for further evaluation of the scope of the proposed objectives.
Keywords: Política social
Recursos humanos em saúde/educação
Educação a distância
Keywords: Social policy
Human resources in healthy/education
Distance education
keywords: Políticas Públicas
Política Social
Ocupações em Saúde/educaçäo
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Sistema Único de Saúde
DeCS: Políticas Públicas
Política Social
Ocupações em Saúde/educaçäo
Atenção Primária à Saúde
Educação a Distância
Sistema Único de Saúde
Avaliação Educacional
Brasil
Issue Date: 2009
Citation: Rio de Janeiro s.n 2009 84p
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

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