Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25901
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
Metadata
Show full item record
A RELAÇÃO ENTRE O MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ E O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA MARÉ (CEJA-MARÉ): TRABALHO COLABORATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCACIONAL EMANCIPATÓRIO?
Dias Netto, João Paulo Sobral | Date Issued:
2017
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa consiste em um estudo de caso observacional que tem como objetivo analisar a relação desenvolvida entre o Museu da Vida/Fiocruz e o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Maré (CEJA-Maré) entre 2013-2016, avaliando em que medida esta relação constituiu uma forma de trabalho colaborativo capaz de contribuir para um processo educacional compromissado com o horizonte da emancipação humana. Os depoimentos dos alunos do CEJA obtidos através de grupos focais e gravações das atividades no Museu foram organizados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A fundamentação teórica para análise dos discursos se insere no campo do materialismo histórico-dialético, principalmente nas produções de Marx, Gramsci, Thompson, Williams, Vasconcellos e Frigotto. Estas reflexões são organizadas em quatro grandes temas: trabalho, cultura, ciência e formação integral. O estudo contribuiu para identificar as expressões da consciência dos estudantes com relação a suas condições de superexploração, negação de direitos sociais e suas experiências de vida no que tange questões de saúde, educação e segurança/violência no território da Maré. Identificou-se que os alunos participam mais intensamente do processo de construção de conhecimentos quando percebem e fazem relações destes com suas experiências cotidianas e quando esses conhecimentos são abordados de forma problematizadora da realidade, lúdica e interdisciplinar, conectando, ciência, cultura, saúde, história e arte. Com esses resultados, contribui-se para ajustar e fortalecer a proposta de trabalho colaborativo entre o Museu e a Escola ao trazer elementos para potencializar uma atuação compromissada com a luta por uma sociedade mais justa, equânime e solidária.
Palavras-Chave: Trabalho Colaborativo. Formação Integral. Emancipação.
Abstract
This research consists of an observational case study that aims to analyze the relationship developed between the Museum of Life / Fiocruz and the Center for Youth and Adult Education of the Maré (CEJA-Maré) between 2013-2016, evaluating to what extent this relationship was a form of collaborative work capable of contributing to an educational process committed to the horizon of human emancipation. The statements of the JSCA students obtained through focus groups and recordings of the activities in the Museum were organized through the technique of the Discourse of the Collective Subject. The theoretical basis for the analysis of the discourses is inserted in the field of historical-dialectical materialism, mainly in the productions of Marx, Gramsci, Thompson, Williams, Vasconcellos and Frigotto. These reflections are organized into four major themes: work, culture, science and integral training. The study contributed to identify the expressions of students' awareness regarding their conditions of overexploitation, denial of social rights and their life experiences regarding health, education and security / violence issues in Maré territory. It was identified that students participate more intensely in the process of knowledge construction when they perceive and make relationships with their daily experiences and when this knowledge is approached in a problematic way of reality, playful and interdisciplinary, connecting science, culture, health, history and art. With these results, it contributes to adjusting and strengthening the proposal of collaborative work between the Museum and the School by bringing elements to enhance a compromised action with the struggle for a fairer, equitable and solidary society
Share