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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26746
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
17 Parcerias e meios de implementação
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Metadata
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O LUGAR DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL UNIVERSITÁRIA
Ensino
Aprendizagem
Agentes Comunitários de Saúde
Prática Profissional
Teaching
Learning
Community Health Agents
Professional Practice
Ensino
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Aprendizagem
Prática Profissional
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Profissionalizante
Educação Superior
Pessoal de Saúde
Saúde da Família/recursos humanos
Gestão do Conhecimento
Brasil
Humanos
Felipe, Dara Andrade | Date Issued:
2017
Alternative title
The place of the Community Health Agents in university vocational trainingAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
No projeto de Reforma Sanitária tem sido consenso que uma transformação da
política de saúde só ocorrerá com a construção de um projeto educativo
correspondente. Contudo, a formação dos profissionais de saúde tem-se mostrado
um importante reservatório da resistência contra os avanços. Tem destaque na
mudança do modelo assistencial e de formação na saúde a reorganização da
Atenção Primária, que torna necessário o desenvolvimento novas competências. Os
Agentes Comunitários de Saúde são apresentados como atores estratégicos em
virtude de sua inserção social. Nesse sentido, busca-se analisar o lugar dos ACS na
formação dos estudantes de graduação. Guiado pelo referencial teóricometodológico
das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano, foram
realizados grupos com os ACS de três distritos sanitários da cidade do Recife e
estudantes e entrevistas com docentes de cursos de saúde da Universidade de
Pernambuco – UPE. Na aprendizagem dos estudantes no contato com os Agentes
Comunitários de Saúde tem-se: a leitura do território garantindo a aproximação entre
as condições de saúde; o comportamento junto à comunidade, destacando os
aspectos comunicativos da interação; o cuidado ampliado, não resumido às
doenças, desvelando os problemas de saúde que não sejam exclusivamente de
ordem orgânica, destacando-se as noções de acolhimento e vínculo. A vivência dos
estudantes no território das USF’s é atravessada por tensões e potencialidades. A
partir da exposição dos estudantes a esses territórios e vivências e as reflexões é
possível a produção de processos de subjetivação que permita outra relação tanto a
nível pessoal como para a formação profissional. É possível identificar um
distanciamento da instituição de ensino no cotidiano das unidades de saúde
marcado pelo (não) reconhecimento dos ACS como educadores. É possível
destacar relevância do contato dos estudantes com os Agentes Comunitários de
Saúde para desenvolvimento de competências na formação profissional,
referenciadas no princípio da integralidade.
Abstract
In the project of Sanitary Reform, it has been consensus that a transformation of the
health policy will only occur with the construction of a corresponding educational
project. However, the training of health professionals has proved to be an important
reservoir of resistance against advances. The reorganization of Primary Care should
be highlighted in the process of changing the model of health care and training,
which makes it necessary to develop new skills. In the process of reorientation of the
health care model, Community Health Agents (ACS) are presented as strategic
actors because of their social insertion. In this sense, the aim is to analyze the place
of the ACS in the training of undergraduate students. Guided by the theoretical
methodological referential of discursive practices and production of meanings in daily
life, groups were conducted with ACS from three health districts of the city of Recife
and students, and interviews with professors of health courses at the University of
Pernambuco-UPE. Of the outstanding elements in the students' learning in the
contact with the Community Health Agents are: the reading of the territory
guaranteeing the approximation between the health conditions; behavior next to the
community, highlighting the communicative aspects of interaction; the extended care,
not summarized to the diseases, revealing the health problems that are not
exclusively of organic order, emphasizing the notions of reception and bond. The
students’ experience in Family Health Unit (USF)’ s territory is crossed by tensions
and potentialities. However, from the students' exposure to these territories and
experiences and the reflections and experiences it is possible to produce processes
of subjectivation that allow another relationship both personally and professionally. It
is possible to identify a detachment of the teaching institution in the daily life of the
health units marked by the (non) recognition of the ACS as educators. It is possible
to emphasize the relevance of the students' contact with the Community Health
Agents for the development of skills in vocational training referenced in the integrality
principle.
Keywords in Portuguese
Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeEnsino
Aprendizagem
Agentes Comunitários de Saúde
Prática Profissional
Keywords
Health Human Resource TrainingTeaching
Learning
Community Health Agents
Professional Practice
DeCS
Agentes Comunitários de SaúdeEnsino
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Aprendizagem
Prática Profissional
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Educação Profissionalizante
Educação Superior
Pessoal de Saúde
Saúde da Família/recursos humanos
Gestão do Conhecimento
Brasil
Humanos
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