Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27546
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- COC - Artigos de Periódicos [1126]
Metadata
Show full item record
O “CC” E A PATOLOGIZAÇÃO DO NATURAL: HIGIENE, PUBLICIDADE E MODERNIZAÇÃO NO BRASIL DO PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Affilliation
Universidade de São Carlos. Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos, São Paulo, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
: O objetivo do artigo é discutir a relação entre consumo e mudança de hábitos
por meio de novos produtos industrializados relacionados à saúde e à higiene, que foram
anunciados como capazes de substituir o odor natural pelo cheiro artificial e industrializado.
Sugerimos que foi um processo social e cultural de transformação de funções fisiológicas
naturais, como o suor e o mau hálito, em algo nocivo à saúde e repugnante socialmente e
também em um sinônimo de atraso. O ideal de uma vida higiênica, moderna e desodorizada
encontrou na imprensa e na publicidade – em processo de modernização e expansão no
Brasil após a Segunda Guerra Mundial – o espaço privilegiado para a veiculação e oferta
de novos e abundantes produtos que prometiam cancelar a ameaça do “cheiro de corpo”, o
“CC”, e substituí-lo pelo “cheiro bom”, salubre e socialmente aceitável que poderia, inclusive,
ser comprado.
Abstract
The aim of this article is to discuss the relationship between consumption and changing habits through new industrial products related to health and hygiene, which were announced as the possibility of replacing the natural odor and industrialized by artificial smell. This would represent the cultural transformation of natural physiological functions, such as sweat, something unwholesome and socially repugnant and also a synonym for backwardness. The ideal of a hygienic, modern and deodorized find life in the media and advertising - in the modernization and expansion process in the Brazil post-II World War the privileged space for the placement and supply of new and abundant products that promised to cancel the threat of “body odor” – “BO” and replace it, by the “smell good”, hygienic and socially enjoyable that could be bought.
Share