Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27712
Title: Estratégicas para monitoramento, controle e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no âmbito do Instituto Aggeu Magalhães
Advisor: Medeiros, Katia Rejane de
Authors: Castro, Ana Célia Bastos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract: Este estudo teve o objetivo identificar o perfil de morbidade dos servidores do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) no que se refere às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Recorreu- se à pesquisa documental, mediante análise dos resultados estatísticos resultantes das três edições dos exames médicos periódicos do IAM, que ocorreram respectivamente em 2012-2013, 2014- 2015, 2016-2017. Para a análise dos resultados considerou-se os dados estatísticos do Instituto em relação às DCNT mais referidas durante a realização dos exames médicos periódicos e dos fatores considerados de risco a essas doenças, tais como tabagismo, consumo nocivo de bebida alcoólica, inatividade física e alimentação inadequada. Os dados mais expressivos referem-se aos Índices de Massa Corporal (IMC), pois esses demonstraram que dentre os servidores que concluíram os exames, o percentual de sobrepeso/obesidade foi de: 56%, na primeira edição, 70%, na segunda edição e 44%, na terceira edição. Também em relação a inatividade física, os dados foram significativos, sendo: 43%, na primeira edição, 58%, na segunda edição e 41%, na terceira edição. A partir da análise dos fatores de risco anteriormente referidos e fazendo o seu cotejamento com as estatísticas mundiais e nacionais, além dos dados trazidos pela literatura sobre o tema, elaborou-se um diagnóstico das ações de promoção à saúde referentes ao tema já realizadas no Instituto e, fez-se propostas de intervenção necessárias à redução da prevalência dessas doenças e dos seus fatores de risco entre a população do IAM.
keywords: Saúde do trabalhador
Doenças crônicas não transmissíveis
Exames médicos periódicos
DeCS: Saúde do Trabalhador
Doenças não Transmissíveis
Exames Médicos
Issue Date: 2017
Citation: CASTRO, A.C. B. Estratégias para monitoramento, controle e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis no âmbito do Instituto Aggeu Magalhães. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Program: Programa de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:PE - IAM - Trabalhos de Conclusão de Curso
Escola Corporativa Fiocruz - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Celia_Bastos_IAM_2017.pdf5.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.