Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27742
Title: Governança compartilhada e participativa no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
Advisor: Pinto, Carlos Alberto Gama
Authors: Galhardo, Larissa Morgado Chaves
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Trata-se de um projeto de pesquisa apresentado como trabalho de conclusão do curso de Especialização em Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde. Por ser um Projeto de intervenção o objetivo deste trabalho é desenvolver metodologicamente uma proposta de implantação de modelo que possa estruturar uma gestão compartilhada e participativa, que contribua para ampliar a democratização da gestão, prevendo o diálogo e a construção compartilhada de conhecimentos e ações sobre o tema no Instituto Nacional de Infectologia. A literatura evidencia que há uma tendência da gestão de importar estratégias e modelos e não adaptá-los às singularidade e especificidades da instituição. Este trabalho fala sobre invenção de dispositivos, que, integrados possam incluir os sujeitos, usuários e trabalhadores, na tomada de decisão. O modelo de gestão escolhido foi um sistema de gestão participativa proposta por Campos que aventa desnudar e incluir nas discussões os interesses, legítimos, dos trabalhadores, usuários e da gestão. É possível, e desejável que controle e autonomia dos sujeitos convivam a fim de potencializar a capacidade da Instituição. Este modelo, devido à característica participativa, permite a adequação do mesmo à realidade do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. No decorrer este trabalho, descrevemos o caminho percorrido para a implantação deste modelo e sugerimos possíveis etapas a serem percorridas para que um modelo compartilhado e participativo seja efetivamente estabelecido.
keywords: Hospital
Política Organizacional
Organização institucional
Gestão em Saúde
Gestão Compartilhada
Democracia institucional
Modelo Participativo
DeCS: Hospitais
Política Organizacional
Organização Institucional
Gestão em Saúde
Issue Date: 2017
Citation: GALHARDO, L. M. C. Governança Compartilhada e Participativa no Instituto de Infectologia Evandro Chagas. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Program: Programa de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso
Escola Corporativa Fiocruz - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa_Galhardo_INI_2017.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.