Orientador | Souza, Claudia Teresa Vieira de | |
Orientador | Carvalho, Rosa Malena de Araújo | |
Autor | Costa, Julio Cesar Gomes da | |
Data de acesso | 2018-08-13T16:18:53Z | |
Data de disponibilização | 2018-08-13T16:18:53Z | |
Data do publicação | 2018 | |
Citação | COSTA, Julio Cesar Gomes da. Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos: um convite a ampliar as ações de Promoção da Saúde. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28079 | |
Resumo | Este estudo situa-se na intersecção entre a atuação docente em Educação Física escolar e a Promoção da Saúde no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade da educação brasileira dirigida a alunos que tanto não seguiram adequadamente o sistema escolar ou como os que vão a escola quando adultos. Este estudo acompanha a atuação dos professores com o tema da Promoção da Saúde através da formação continuada. O objetivo deste estudo foi conhecer como os professores de Educação Física, atuantes na EJA, vem desenvolvendo suas aulas em torno da temática de Promoção da Saúde nessa modalidade da educação. A pesquisa, de caráter qualitativo, adotou como estratégia a entrevista individual com os professores através do curso de extensão oferecido pelo Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), e utilizou como instrumento de análise de dados a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apresentados vêm apontando que o discurso biologicista continua hegemônico nas concepções de Promoção da Saúde dos professores de Educação Física, possuindo um peso considerável nas reflexões de saúde e ser saudável, assim como, nas abordagens de ensino com esta temática na EJA. Tais achados apontam para a necessidade do aprimoramento da atuação docente no campo da Educação Física no que se refere à sua atuação com o tema da Promoção da Saúde no contexto escolar, e em particular da EJA, principalmente, com maior investimento em discussões de Promoção da Saúde pautadas nas Ciências Humanas e Sociais, de forma que leve aos professores a contribuição crítica para refletirem acerca dos fatores culturais, históricos, econômicos, políticos como contraponto à visão estritamente biológica de corpo e de saúde, revelando os elementos da cultura corporal enquanto manifestações e expressões humanas capazes de potencializar e ampliar essa discussão. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Educação Física Escolar | pt_BR |
Palavras-chave | Capacitação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave | Promoção da Saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
Palavras-chave | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título | Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos: um convite a ampliar as ações de Promoção da Saúde | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | |
Data da defesa | 2018 | |
Departamento | Instituto Oswaldo Cruz | |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Resumo em Inglês | This study is located at the intersection between the teaching activity in school Physical Education and Health Promotion in the context of Youth and Adult Education, a form of Brazilian education directed to students who did not follow the school system properly or those who go to school as adults. This study tracks the performance of teachers with the theme of Health Promotion through continuing education. The aim of this study was to know how the Physical Education teachers, working with this modality have been developing their classes around the theme of Health Promotion in this education modality. The research of qualitative approach, adopted as strategy individual interviews with teachers from the extension course, offered by the Institute of Physical Education from Federal Fluminense University (FFU), and used as a tool of analysis the technical discourse of the collective subject. The results presented point out that the biological discourse remains hegemonic in the conceptions of Health Promotion of Physical Education teachers, having a considerable weight in reflections on health and being healthy, as well as in the teaching approaches with this theme in this modality of education. These findings point to the need to improve the teaching performance in the field of Physical Education in relation to its work with the theme of Health Promotion in the school context, and in particular in this modality, mainly with greater investment in Health Promotion discussions in the Human and Social sciences so as to give teachers a critical contribution to reflect on cultural, historical, economic, and political factors so as to counterpoint the strictly biological view of the body and health by revealing the elements of bodily culture as capable human manifestations and expressions to empower and broaden this discussion. | en_US |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
Palavras-chave em inglês | School Physical Education | en_US |
Palavras-chave em inglês | Continuing Teacher Training | en_US |
Palavras-chave em inglês | Health Promotion | en_US |
Palavras-chave em inglês | Youth and Adult Education | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |