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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28452
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarMetadata
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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA ENSP/FIOCRUZ NA INSERÇÃO DE SANITARISTAS PARA ATUAÇÃO NO SUS
Gomes, Sejane | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz.Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro,RJ,Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo – O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de uma metodologia que avalie o impacto do curso de Especialização em Saúde Pública, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública, na inserção de profissionais sanitaristas para atuação no Sistema Único de Saúde.
Metodologia – Desenvolveu-se uma metodologia de avaliação de impacto com a apresentação de dois questionários estruturados (apêndices A e B). A metodologia sugere também uma análise descritiva e uma análise estatística da amostra. Por fim, propõe-se a comparação entre os respondentes que finalizam o curso e aqueles que não finalizaram para obter o impacto do curso na inserção de sanitaristas para atuação no Sistema Único de Saúde.
Resultados – Não há resultados a serem apresentados devido ao fato da não aplicação da metodologia.
Limitações – A principal limitação foi o fato da não aplicação da metodologia desenvolvida por essa pesquisa. Isso ocorreu devido à problemas com o acesso aos dados dos alunos do curso de Especialização em Saúde Pública que fariam parte da pesquisa.
Contribuições práticas – A metodologia proposta poderá́ ser aplicada, no futuro, tanto pela Escola Nacional de Saúde Pública quanto por outras instituições interessadas na obtenção desses dados como, por exemplo, outras instituições que tenham curso de saúde pública em sua grade.
Contribuições sociais – Caso seja implementada, a metodologia desenvolvida tem potencial de auxiliar nas decisões dos gestores, resultando em melhorias ao curso e também contribui para a disseminação dos conceitos de avaliação de impacto na esfera educacional.
Originalidade – Não é comum encontrar trabalhos de avaliação de impacto na esfera educacional, ainda mais quando se trata de cursos lato sensu. Dessa forma, a pesquisa gera uma proposta metodológica que, se aplicada, tem potencial inovador no que tange à avaliação do curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública.
Abstract
The objective of the research is the development of a methodology that assesses the
impact of the specialization course in Public Health, offered by the National School of Public
Health, to the entry of public health professionals to perform in the Brazilian Public National
Health System.
Design/Methodology – An impact assessment methodology was developed with the
presentation of two structured questionnaires (Appendixes A and B). It´s also suggested a
descriptive analysis and a statistical analysis of the sample. Finally, it is proposed to compare
the respondents who end the course and those who did not finish it to obtain the impact of the
course in the entry of public health professional to acting in the Public National Health System.
Findings – There are no results to be presented due to the non-application of the methodology.
Limitations – The main limitation was the non-application of the methodology developed by
this research. This occurred because of the difficulties faced to accessing the data of
specialization course in Public Health of students who would be object of the survey.
Practical implications– The proposed methodology may be implemented in the future both by
ENSP and other institutions interested in obtaining such data, as for instance, other institutions
that have a public health course in their grid.
Social implications – If implemented, the developed methodology has the potential of to assist
in the manager´s decisions, resulting in improvements to the course and of contributing to the
diffusion of the impact assessment concept in the educational area.
Originality – It is not common to find impact assessment work in education, especially when
it comes to lato sensu courses. In this way, research generates a methodological proposal that,
if applied, has innovative potential regarding the evaluation of the Specialization course in
Public Health of the National School of Public Health.
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