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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28636
Type
TCCCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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DEMANDA EM SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO: UM ESTUDO DO PERFIL DOS USUÁRIOS DA POLICLÍNICA E MATERNIDADE PROFESSOR BARROS LIMA
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Satisfação dos consumidores
Health services needs and demand
Consumer satisfaction
Emergancy care service; demand; user
Necessidades e demandas de serviços de saúde
Satisfação dos consumidores
Carneiro, Adriana Rita | Date Issued:
2010
Alternative title
Demand on emergency service: a profile study users of the Polyclinic and Maternity Professor Barros LimaAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo propõe apresentar o perfil dos usuários que tem acesso ao Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, unidade de média complexidade do Distrito Sanitário III, da rede de Saúde da cidade do Recife. Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório, onde analisou-se no período de janeiro a maio de 2009, 53.328 boletins de atendimentos dos usuários atentando para as variáveis: procedência, sexo, faixa etária e perfil de morbidade segundo CID 10. Identificou-se que entre os usuários: há predomínio do sexo feminino (57 por cento); a faixa etária mais freqüente 32 por cento é composta de usuário a entre 20 a 40 anos, ou seja, adultos jovens em fase produtiva; A demanda é predominantemente do Recife, sendo do Distrito Sanitário III 90,9 por cento. Nas razões de procura ao serviço verificou-se desde queixas mais simples aquelas mais complexas, contudo, há um predomínio de atendimentos simples de caráter ambulatorial, ou seja, poderia ser realizados na atenção básica, reforçando que os usuários tendem a procura unidades onde o acesso seja garantido, mesmo que estas não possam assegurar atenção mais integral. Esta situação tende a comprometer toda equipe de assistência além de gerar insatisfação dos usuários pela demora no atendimento
Abstract
This study proposes presenting the profile of users who have access to the Emergency Care
Service at Professor Barros Lima Polyclinic and Maternity, an average complexity unit at
Sanitary District III, in Recife’s health network. It is a describing exploratory study where
53,328 users bulletins care, in the period between January to March 2009 were analyzed,
attending the following variables: origin, sex, age, and morbidity pattern according to CID 10.
It was identified that among the users: there is a preponderance of females (57%); the most
frequent age (32%) is composed of users between 20 and 40 Y.O., that means young adults in
productive phase; the demand is predominantly from Recife, being from the Sanitary District
III the biggest one (90,9%). In searching the service reasons, from simpler to the most
complex complaints there is a predominance of simple ambulatory treatment, that means it
could have been done in the primary care, reinforcing that the users tend to look for units
where the access is guaranteed, even if they are not able to assure more fully attention. This
situation tends to commit the entire care team and moreover, generating dissatisfaction among
users for delays in care.
Keywords in Portuguese
Serviços de atendimentoNecessidades e demandas de serviços de saúde
Satisfação dos consumidores
Keywords
Answering servicesHealth services needs and demand
Consumer satisfaction
Emergancy care service; demand; user
DeCS
Serviços de atendimentoNecessidades e demandas de serviços de saúde
Satisfação dos consumidores
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