Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29595
Title: Implantação da cogestão em uma unidade de saúde federal no município do Rio de Janeiro: Avanços e desafios e seus efeitos na motivação
Advisor: Teixeira, Sonia Maria Fleury
Authors: Pereira, Carlos Roberto Pinto
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira IFF. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O objetivo geral é identificar os avanços e os desafios decorrentes do processo de implantação de um novo modelo de gestão, bem como os seus efeitos na motivação das pessoas envolvidas. Em seus objetivos específicos, o trabalho pretende identificar o grau de participação dos entrevistados no modelo gerencial de cogestão e o quanto eles se encontram motivados nesse novo ambiente em que estarão sofrendo a influência dos diferentes graus hierárquicos da gestão e as barreiras impostas pela cultura organizacional. A abordagem é qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais buscou-se identificar as características do fenômeno estudado. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Como resultado da análise dos dados foi possível identificar quais são os avanços e desafios percebidos pelos membros dos colegiados de Área de Atenção e como estão motivados os profissionais no que diz respeito à implantação do novo modelo e em relação à sua prática profissional. A aplicabilidade da pesquisa se mostra bastante relevante, já que com a identificação dos fatores intervenientes no processo de implantação de um novo modelo gerencial, em que se aponta o que foi percebido como avanço, como desafio e quais são os seus efeitos na motivação, é possível aplicar recursos nos pontos que precisam ser revisitados e potencializar os que estão tendo um efeito positivo. Isso significa um ganho na direção de melhor investimento dos recursos. A identificação dos fatores que influenciam na reformulação do modelo de gestão e nos efeitos que se tem na motivação pode indicar um caminho seguro para uma melhor aplicação de recursos e melhoria dos serviços que são ofertados à população. A estrutura hospitalar é pouco permeável a mudanças, e as tentativas de implementá-las são traumáticas. A identificação dos avanços e desafios durante o processo de implantação da cogestão é um campo pouco explorado, principalmente quando se associam a esses dados os efeitos na motivação.
Abstract: The overall objective is to identify the advances and the challenges during the process of implantation a management model co-management and what its effects are on the motivation of the people involved. In its specific objectives, the study sought to identify the degree of participation of the interviewees in the co-management managerial model and how motivated they are in this new environment in which they will be suffering the influence of different hierarchical levels of management and the barriers imposed by the organizational culture.
Keywords: Co-management
Advances
Challenges
Motivation.
keywords: cogestão
avanços
desafios
motivação
Issue Date: 2018
Citation: PEREIRA, C. R. P. Implantação da cogestão em uma unidade de saúde federal no município do Rio de Janeiro : avanços e desafios e seus efeitos na motivação / Carlos Roberto Pinto Pereira. – 2018. 103 f.
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2018
Place of defense: Rio de Janeiro/ RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Fundação Getúlio Vargas
Copyright: open access
Appears in Collections:Escola Corporativa Fiocruz - Dissertações de Mestrado dos Profissionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos_Roberto_Pereira_IFF_2018.pdf798.14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.