Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29613
Title: Barreiras na gestão de programas de fomento à pesquisa em uma instituição de saúde pública
Advisor: Pimenta, Roberto da Costa
Authors: Leão, Ana Cláudia de Andrade Souza
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz.Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo de investigar os fatores que causam barreiras à gestão de programas de fomento à pesquisa em uma instituição de saúde pública para que seja possível fornecer informações que permitam os gestores públicos uma melhor condução dos programas de financiamento e incentivo à pesquisa, a ser construído com base na experiência de gestão desse tipo de programa em uma instituição de saúde pública.O presente trabalho é classificado como uma pesquisa aplicada, pois visa encontrar conhecimento para aplicação de seus resultados práticos. Para atingir os objetivos propostos, o estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como meio de investigação o estudo da implantação do Programa de Excelência em Pesquisa, o PROEP, no Instituto Aggeu Magalhães, unidade regional da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A coleta de dados abrangeu: revisão de literatura e pesquisa documental. O tratamento de dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo. Por intermédio dos objetivos específicos o trabalho procurou categorizar e analisar as barreiras encontradas na gestão dos programas de fomento à pesquisa, na Fiocruz, considerando o PROEP; discutir as consequências relacionadas a presença dessas barreiras no Instituto Aggeu Magalhães e propor alternativas de superação com o propósito de colaborar para a diminuição as barreiras identificadas na gestão do PROEP. Como resultado da análise dos dados, foram sugeridas alternativas de superação das barreiras na gestão de programas de fomento. A identificação de barreiras contribui para uma mais eficiente gestão destes programas, melhor aplicação dos recursos públicos, uma importante disponibilização de dados para tomada de decisão. A implementação das ações propostas neste estudo pode aperfeiçoar e tornar mais eficiente a gestão dos programas de fomento à pesquisa nas instituições públicas.As contribuições desse estudo para uma boa gestão de programas de fomento à pesquisa trarão subsídios para a Fiocruz e outras instituições públicas cumprirem seu papel de promover a saúde e o bem-estar da população brasileira, por meio de pesquisas cientificas de excelência, voltadas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicabilidade da pesquisa é relevante devido ao fato que a adoção das ações propostas permite a superação das dificuldades que os gestores públicos enfrentam em conduzir os programas de fomento à pesquisa, em todas as etapas, de forma eficiente e eficaz diante das diferentes barreiras encontradas na gestão desses programas.A literatura sobre o assunto mostrou-se relativamente limitada. Há uma escassez de trabalhos quando o assunto versa sobre barreiras encontradas especificamente nos programas de fomento à pesquisa, como também, com este foco de uma instituição pública com a complexidade da Fiocruz, o que traz originalidade ao estudo.
Abstract: This dissertation aims to investigate the factors that cause barriers to the management of research promotion programs in a public health institution so that it is possible to provide information that allows public managers to better manage funding programs and encourage research, be built based on the experience of managing this type of program in a public health institution.
Keywords: public administration
process control
management and promotion of research
keywords: administração pública
controle de processos
gestão e fomento à pesquisa
Issue Date: 2018
Citation: LEAO, A.C.A.S. Barreiras na gestão de programas de fomento à pesquisa em uma instituição de saúde pública.2018. 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2018.
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2018
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Fundação Getúlio Vargas
Copyright: open access
Appears in Collections:Escola Corporativa Fiocruz - Dissertações de Mestrado dos Profissionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Claudia_Leao_IAM_2018.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.