Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29700
Title: Justiça organizacional e o sistema de remuneração: Aperfeiçoamento do processo de gestão da folha de pagamento
Advisor: Monteiro, Nercilene Santos da Silva
Authors: Navarro, Marcelo de Souza
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz.Coordenação Geral de Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro,RJ,Brasil.
Abstract: As mudanças globais ocorridas após os anos de 1990 provocaram significativas alterações nos ambientes organizacionais que precisaram se tornar mais adaptáveis às mudanças externas que se mostravam cada vez mais velozes e de consequências pouco previsíveis. Neste cenário, emergiu o reconhecimento de que o capital humano é um dos principais ativos das organizações públicas e privadas, observando-se a ampliação do reconhecimento e do investimento na qualificação das áreas dedicadas à gestão de pessoas. As mudanças nas organizações públicas foram também motivadas pela ampliação do conceito de cidadania, resultando numa demanda crescente por serviços de qualidade por parte da sociedade. Para cumprir essas exigências, que o capital humano seja reconhecido, motivado e esteja alinhado à estratégia da organização em que atuam, porque a melhora no desempenho dos trabalhadores resultará em melhores serviços para a coletividade. Neste trabalho, apresenta-se a gestão da remuneração como um processo relevante para manutenção da satisfação dos trabalhadores, adotando como unidade de estudo a folha de pagamento, artefato que concretiza o relacionamento dos trabalhadores com a organização em termos de retribuição ao desempenho. Reconhecendo que melhorias na gestão da remuneração podem ser obtidas através de melhorias em processos operacionais, o objetivo desse trabalho é mostrar como a criatividade, o conhecimento aplicado e a disposição para solucionar problemas, pode produzir reflexões internas que resultem em melhores padrões de trabalho. Com abordagem na pesquisa-ação foi desenvolvido, de forma coletiva, novo processo de trabalho apoiando por uma ferramenta eletrônica que melhorou de forma substantiva as práticas internas, aumentando a segurança dos profissionais do setor e a transparência de suas ações. Após a implantação realizada, constatou-se a melhoria na execução dos processos e nas aplicações de políticas de remuneração e reconhecimento, que colabora para gerar um impacto positivo na percepção da justiça organizacional. O trabalho indica que melhorias no processo de gestão da remuneração contribuem para equidade, preservando o equilíbrio de direitos e deveres entre servidores e organização.
keywords: justiça organizacional
gestão de pessoas
remuneração
folha de pagamento
Issue Date: 2017
Citation: NAVARRO, M.S.Justiça organizacional e o sistema de remuneração: Aperfeiçoamento do processo de gestão da folha de pagamento.2018.Trabalho de conclusão de curso (Especialização)
Description: O presente trabalho foi realizado com apoio da Escola Corporativa Fiocruz, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Program: Programa de especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:Escola Corporativa Fiocruz - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo_Navarro_Cogepe_2017.pdf978.37 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.