Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29945
Title: Prevalência e diversidade genética do torque teno vírus em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico em serviço de referência no Mato Grosso do Sul
Authors: Costa, Márcio Reis da
Costa, Izaias Pereira da
Devalle, Sylvie
Castro, Ana Rita Coimbra Motta de
Freitas, Solange Zacalusni
Affilliation: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Clínica Médica. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Campo Grande, MS, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Doutoranda em Biologia Parasitária. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.
Abstract: Estudos recentes sobre o torque teno vírus (TTV), gênero Anellovirus, permitiram construir a hipótese de que esse vírus pode ser um desencadeante ou tenha algum papel patogênico nas doenças reumáticas autoimunes. Objetivos: Verifi car a frequência da infecção pelo TTV em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), e sua diversidade gênica, a existência de correlação entre a infecção pelo TTV e as manifestações clínicas do LES, sua evolução clínica e o perfi l sorológico. Pacientes e métodos: Foram obtidas 46 amostras de soro de pacientes com LES atendidos no Ambulatório de Reumatologia do Hospital Universitário de Campo Grande (NHU/FAMED/UFMS). Para os controles, utilizaram-se 46 amostras de soro de doadores de sangue. O DNA viral foi extraído das amostras utilizando o QIAamp DNA Blood Mini Kit (QIAGEN, Hilden, Alemanha), e amplifi cado utilizando a técnica de nested PCR. Resultados: Foi encontrada positividade para o TTV em 17 (37%) dos pacientes lúpicos, e em apenas sete (15,2%) dos controles (teste z, P = 0,03). Não houve correlação entre a infecção pelo TTV, as manifestações clínicas, o perfi l sorológico e a evolução clínica dos pacientes avaliados neste estudo. Conclusão: A presença do TTV nos pacientes com LES necessita ser mais bem compreendida a partir deste estudo inicial.
keywords: Anellovirus
doenças autoimunes
lúpus eritematoso sistêmico
torque teno vírus
Issue Date: 2012
Publisher: Elsevier
Citation: COSTA, Márcio Reis da; et al. Prevalência e diversidade genética do torque teno vírus em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico em serviço de referência no Mato Grosso do Sul. Rev Bras Reumatol., v.52, n.1, p.44-54, 2012.
ISSN: 0482-5004
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sylvie_devalle_etal_IOC_2012.pdf121.9 kBAdobe PDF    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.