Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30089
Title: Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
Other Titles: Science and theater: a study of the performing Arts as a strategy for Science communication in museums
Authors: Almeida, Carla
Bento, Luiz
Jardim, Gabriela
Ramalho, Marina
Dahmouche, Monica
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Museu Ciência e Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.
Abstract: Theater has been used as a strategy for science education and communication in museums. In this article, we analyze two theatrical activities offered by the Museum of Science and Life, located at Duque de Caxias (RJ). Based on interviews and questionnaires, we found that the visitors consulted are familiar with the theater, although they are not frequent visitors. Those with less access to cultural programs, previous involvement with the topics addressed and whose children engaged in the activity tended to receive it positively. When the activity did not attract the child in the group or the expectation it raised was different from that expected, the tendency was dissatisfaction. Regardless of the opinions gathered, we observed that the activities aroused public reactions that would be difficult to provoke by traditional museum activities. Thus, we advocate the interaction between science and theater as a differentiated strategy for science education and communication.
Keywords: Science and theater
Science museum
Science communication
Science education
keywords: Ciência e Teatro
Museu de Ciência
Divulgação Científica
Educação Científica
DeCS: Comunicação e Divulgação Científica
Ciência nas Artes
Museus
Issue Date: 2018
Citation: ALMEIDA, Carla da Silva et al. Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Ciênc. educ. (Bauru), v. 24, n. 2, p. 375-393, 2018.
DOI: 10.1590/1516-731320180020008
ISSN: 1980-850X
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla Almeida_Ciencia e Teatro.pdf394.02 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.