Advisor | Moraes, Danielle Ribeiro de | |
Author | Silva, Erica Aparecida Monsores da | |
Access date | 2019-01-07T13:05:42Z | |
Available date | 2019-01-07T13:05:42Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SILVA, Érica Aparecida Monsores da. Diversidade de gênero e o processo formativo dos/das ACS na atenção em saúde do município de Miguel Pereira/RJ. 2018, 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30892 | |
Abstract in Portuguese | Neste trabalho busquei mapear as estratégias formativas sobre a temática de diversidade de gênero e sexualidade, voltadas aos agentes comunitários de saúde (ACS) de Miguel Pereira (RJ), bem como identificar as percepções dos/as ACS sobre esta temática. Sua trajetória está orientada pela minha implicação como mulher moradora e usuária do SUS neste município, interessada nos feminismos e no debate sobre gênero. Utilizei abordagem qualitativa e exploratória, que combinou a análise de documentos institucionais representativos da política municipal de saúde, entrevista com gestores, anotações de campo das impressões sobre um encontro com ACS do município e análise de percepções de 19 ACS sobre gênero e diversidade, obtidas a partir de um instrumento autoaplicado. A trajetória e os resultados apontam para o silenciamento, do ponto de vista institucional, deste debate na formulação da política municipal de saúde, bem como a inexistência de estratégias de formação específicas voltadas às ACS. As ações ficam geralmente centradas em campanhas previstas para a atenção básica, ou em atividades normativas de sala de espera. Essas ações deslocam a ideia de integralidade da atenção para a fragmentação de atividades de prevenção e educação sanitária voltadas à atuação sobre o corpo biológico, numa perspectiva de medicalização e de perpetuação das desigualdades de gênero. Ao passo em que as percepções sobre as práticas parecem apontar para a reprodução de estereótipos de gênero, por outro lado, as ACS reconhecem a formação e o debate sobre gênero e diversidade como fundamental para seu trabalho e o cotidiano dos serviços. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Agente Comunitário de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gênero | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diversidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Title | Diversidade de gênero e o processo formativo dos/das ACS na atenção em saúde do município de Miguel Pereira - RJ | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2018-10-30 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | In this work, I sought to map the formative strategies on the theme of gender and sexuality diversity, aimed at the community health agents (ACS) of Miguel Pereira (RJ), as well as to identify the perceptions of CHW on this theme. Her trajectory is guided by my involvement as a female resident and user of the SUS in this municipality, interested in feminisms and in the debate about gender. I used a qualitative and exploratory approach, which combined the analysis of institutional documents representative of the municipal health policy, interviews with managers, field notes of impressions about a meeting with ACS of the municipality and analysis of perceptions of 19 ACS on gender and diversity, obtained from from a self-applied instrument. The trajectory and the results point to the institutional silencing of this debate in the formulation of the municipal health policy, as well as the lack of specific training strategies focused on the ACS. Actions are usually centered on planned campaigns for basic care, or in normative waiting room activities. These actions shift the idea of integrality of attention to the fragmentation of prevention and health education activities aimed at acting on the biological body, with a view to medicalization and perpetuation of gender inequalities. While perceptions about practices seem to point to the reproduction of gender stereotypes, on the other hand, CHWs recognize the formation and debate about gender and diversity as fundamental to their work and daily services. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Subject | Community Health Agent | pt_BR |
Subject | Gender | pt_BR |
Subject | Diversity | pt_BR |
Subject | Education | pt_BR |
Member of the board | Lopes, Márcia Cavalcanti Raposo | |
Member of the board | Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves | |
Member of the board | Moraes, Danielle Ribeiro de | |
DeCS | Agentes Comunitários de Saúde | pt_BR |
DeCS | Identidade de Gênero | pt_BR |
DeCS | Atenção à Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |