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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31108
PARA PARES E “ÍMPARES”: A EXPERIÊNCIA DA REVISTA HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE - MANGUINHOS NO FACEBOOK
Publicações Periódicas como Assunto
Mídias Sociais
Bibliometria
Indicadores Bibliométricos
Marcondes, Marina Lemle | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
História, Ciências, Saúde – Manguinhos foi um dos primeiros periódicos científicos brasileiros a criar blogs e se lançar nas redes sociais, em 2013. Com a iniciativa, a revista da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz vislumbrava aumentar a visibilidade dos artigos veiculados na base de dados SciELO, o que, supunha-se, favoreceria a geração de citações e referências - parâmetros que elevam o impacto acadêmico das publicações e seu posicionamento em rankings de periódicos científicos. A experiência prática sugere outros retornos valoráveis da iniciativa. O objetivo deste estudo de caso é avaliar o uso do Facebook pela revista para se comunicar com pesquisadores – os chamados pares - e também com um público mais amplo e leigo – os leitores aqui apelidados de “ímpares”, pela sua diversidade e singularidade. A partir de metrias alternativas (altmetrias) são estudadas relações entre o engajamento no Facebook e os acessos no blog e nos artigos da revista na base SciELO. A análise conjunta dos dados destas três plataformas permite verificar os caminhos trilhados pelo público, suscitando reflexões sobre a comunicação e a divulgação científicas em tempos de redes sociais. Com o lançamento das redes sociais, observou-se a partir de 2014 um aumento dos acessos aos artigos no SciELO. Percebe-se que, quando um artigo específico é divulgado no Facebook, naquele mesmo mês aumentam os acessos a ele. Também se observam picos motivados por estímulos externos nem sempre identificáveis. Um recente aumento nas citações a artigos não pôde ser atribuído às redes sociais, uma vez que a revista promoveu uma série de avanços no campo editorial no mesmo período. Esta pesquisa buscou visualizar públicos com diferentes níveis de interesse através do seu comportamento no mundo digital. O engajamento do público, principalmente de pares, curtindo e compartilhando os conteúdos, sugere um acerto da iniciativa no campo da comunicação científica, independentemente das citações. E o potencial identificado no campo da divulgação científica é algo a ser mais estudado, em função dos objetivos essenciais do periódico.
Abstract
História, Ciências, Saúde - Manguinhos was one of the first Brazilian scientific journals to create blogs and launch itself on social networks in 2013. With the initiative, the Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz journal aimed to increase the visibility of articles on the SciELO database. It was supposed that this initiative could help generate new citations and references - parameters that increase the academic impact of publications and their positioning in rankings of scientific journals. Practical experience, though, suggests other measurable outcomes. This case study aims to evaluate the use of Facebook by the journal to communicate with researchers - the so-called peers (pares, in Portuguese, as “evens”) - and also with a broader and lay audience - readers here dubbed “odd” (“ímpares”). Alternative metrics - Altmetrics – provide us data to study the relations between the engagement in Facebook and the accesses to the blog and to the articles of the journal in the SciELO database. The joint analysis of the data from these three platforms allows us to investigate the paths taken by the public, provoking reflections on scholarly communication and science communication in times of social media. With the launch of the journal’s social media pages, an increase in access to articles in SciELO was observed starting in 2014. It was noticed that when a specific article is released on Facebook, in that same month there is an increase in the accesses to it. Peaks were also observed motivated by external stimuli that are not always identifiable. A recent increase in citations to articles could not be attributed to social networks, as a number of editorial improvements were made over the same period. This research aimed to investigate audiences with different levels of interest through their behavior in the digital world. The engagement of the public, especially of peers, enjoying and sharing the contents, suggests a success of the initiative in the field of scientific communication, regardless of citations. And the potential identified in the field of public communication of science is something to be further studied, in light of the journal's essential objectives.
DeCS
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