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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32032
AS TRAJETÓRIAS DOS TRABALHADORES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Educação Profissionalizante
Vigilância em Saúde Pública
Credenciamento
Fontenelle, Arthur de Andrade | Date Issued:
2018
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O presente estudo analisou a percepção dos trabalhadores da vigilância em saúde sobre sua valorização profissional, buscando identificar especificidades relacionadas aos aspectos da valorização nas trajetórias desses trabalhadores inseridos no Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa tomou por base 21 (vinte e um) entrevistas realizadas com os trabalhadores da vigilância em saúde nas cinco regiões do Brasil. O estudo teve como instrumento de coleta de dados um roteiro capaz de captar a história de vida profissional dos trabalhadores e outro roteiro para realização do grupo focal com questões-chave que privilegiaram os aspectos da valorização profissional. Esses roteiros buscaram abarcar as percepções das razões de mudanças, paradas e retornos na trajetória educacional e ocupacional, ou seja, o percurso interno do trabalhador da vigilância em saúde no SUS. Além disso, este estudo foca nos aspectos relacionados com a valorização profissional, no sentido da percepção do significado do que é ser trabalhador da vigilância em saúde para esses entrevistados. Assim, a pesquisa investigou planos ainda pouco explorados na categoria trabalho e educação em saúde com seu recorte no campo dos trabalhadores da vigilância em saúde no que diz respeito aos aspectos da valorização profissional, ou seja, o valor que os trabalhadores atribuem à sua formação e ao seu trabalho. Os resultados desta pesquisa evidenciaram que as trajetórias desses trabalhadores são caracterizadas de forma muita aleatória pela falta de exigência de formação específica para inserção nessa área e pela busca na estabilidade no serviço público. Valorizam a formação que receberam durante as suas atividades laborais, as condições de trabalho, o seu reconhecimento e as relações interpessoais. Além desses pontos, os saberes são bastante valorizados e afirmados nas entrevistas, tais como: as ações educativas, habilidades com leitura e escrita entre outros aspectos. Os resultados obtidos sinalizam também a centralidade do tema para o campo do trabalho e educação no SUS e demonstram como as ETSUS podem aproveitar essas questões que permeiam a vida desses trabalhadores e os seus processos de formação e qualificação.
Abstract
The present study analyzed the perception of health surveillance workers about their professional valorisation, seeking to identify specificities related to the valorization aspects in the trajectories of these workers inserted in the Unified Health System. This research was based on 21 (twenty one) interviews conducted with the health surveillance workers in the five regions of Brazil. The study had as an instrument of data collection a script capable of capturing the workers' professional life history and another roadmap for the realization of the focus group with key issues that focused on aspects of professional valorization. These scripts sought to encompass the perceptions of the reasons for changes, stops and returns in the educational and occupational trajectory, that is, the internal course of the health surveillance worker in the SUS. In addition, this study focuses on the aspects related to professional valorization, in the sense of perceiving the meaning of what it is to be health care worker for these interviewees. Thus, the research investigated plans that have not yet been explored in the category of work and health education with its cut in the field of health surveillance workers with respect to aspects of professional valorization, that is, the value that workers attribute to their training and to their work. The results of this research evidenced that the trajectories of these workers are characterized very randomly by the lack of demand of specific training for insertion in this area and the search for stability in the public service. They value the training they received during their work activities, working conditions, their recognition and interpersonal relationships. Besides these points, the knowledge is highly valued and affirmed in the interviews, such as: educational actions, reading and writing skills among other aspects. The results also indicate the centrality of the theme to the field of work and education in SUS and demonstrate how the ETSUS can take advantage of these issues that permeate the lives of these workers and their training and qualification processes.
DeCS
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Vigilância em Saúde Pública
Credenciamento
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