Advisor | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Author | Santos, Luciana Freitas dos | |
Access date | 2019-03-13T18:02:10Z | |
Available date | 2019-03-13T18:02:10Z | |
Document date | 2018 | |
Citation | SANTOS, Luciana Freitas dos. A presença da pedagogia libertadora de Paulo Freire na formação dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em saúde na ETSUS/RR. 2018, 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32062 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo, buscou discutir as políticas educacionais voltadas à formação docente dos profissionais que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na área da saúde, promovidas em Roraima pelo Ministério da Saúde, na Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima – ETSUS/RR entre os anos de 2006 a 2014. Considera-se a hipótese de existir a presença da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire nas atuais políticas e práticas de formação pedagógica para os docentes da EPTNM na área da saúde no âmbito do ETSUS/RR. Neste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa de investigação dos fenômenos da realidade social, por meio da análise documental do panorama das políticas educacionais a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/1996, Diretrizes da Educação Básica e o Curso de Capacitação Pedagógica da ETSUS/RR. Na pesquisa bibliográfica trabalhamos com as principais obras de Paulo Freire, com a finalidade de conceituar as seguintes categorias: diálogo, conscientização, relação teoria-prática, construção do conhecimento, democratização. Na análise das políticas educacionais de formação docente refutamos nossa hipótese, porém, no Curso de Capacitação Pedagógica da ETSUS/RR foi identificado um alinhamento à metodologia da problematização, o uso de metodologias ativas e a adesão ao pensamento de Paulo Freire. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional Técnica de Nível Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Formação Docente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pedagogia Libertadora | pt_BR |
Title | A presença da pedagogia libertadora de Paulo Freire na formação dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em saúde na ETSUS /RR | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2018-12-11 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | This study aimed to discuss educational policies aimed at teacher training of professionals working in the Technical Higher Education (EPTNM) in the health area, promoted in Roraima by the Ministry of Health, at the Technical School of Health of SUS in Roraima - ETSUS / RR between the years 2006 and 2014. It is considered the possibility of the presence of Paulo Freire's Liberation Pedagogy in the current policies and practices of pedagogical training for the EPTNM teachers in the health area within the scope of the ETSUS / RR. In this study, we opted for the qualitative approach to investigate the phenomena of social reality, through documentary analysis of the panorama of educational policies based on the Law on Guidelines and Bases of National Education - LDBEN / 1996, Basic Education Guidelines and the Course of Pedagogical Training of ETSUS / RR. In the bibliographical research we work with the main works of Paulo Freire, with the purpose of conceptualizing the following categories: dialogue, awareness, theory-practice relationship, knowledge construction, democratization. In the analysis of the educational policies of teacher education we refute our hypothesis, however, in the ETSUS / RR Pedagogical Training Course, an alignment with the methodology of the problematization, the use of active methodologies and the adherence to the thought of Paulo Freire was identified. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Subject | Vocational Education and Training | pt_BR |
Subject | Teacher Training | pt_BR |
Subject | Liberating Pedagogy | pt_BR |
Member of the board | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Member of the board | Braga, Ialê Falleiros | |
Member of the board | Torrez, Milta Neide Freire Barron | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Educação Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |