Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32125
Title: Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas
Authors: Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract: Apresenta publicações de textos extraídos das apresentações e reflexões elaboradas pelos autores convidados dos seminários As Relações da Saúde Pública com a Imprensa (RSPI), que, em 2017, teve sua primeira edição internacional. Debate sobre as possibilidades e as responsabilidades de todos os atores envolvidos na difícil — porém necessária — tarefa de fazer saúde em todas as suas dimensões, sejam elas práticas, sejam elas simbólicas. Neste número inaugural, são apresentados os olhares de um amplo leque de atores, que ajudam a compreender que papel a mídia exerce e pode exercer em suas coberturas sobre os impactos causados pela inescapável presença do Aedes aegypti em nossas vidas. Autores brasileiros e de outros países narram experiências e fazem refl exões sobre de que forma a população deve ser mobilizada a agir em prol de sua própria saúde sem abrir mão da responsabilidade e presença do Estado na edificação de políticas e ações que garantam as condições adequadas para a saúde de todos. A trajetória dos seminários RSPI tem seu ponto de partida em 2008, quando o Distrito Federal viveu meses nebulosos de informações e desinformações sobre uma possível epidemia de febre amarela. Naquela época, em que as mídias sociais ainda não pautavam o cotidiano das pessoas com a mesma intensidade com que o fazem hoje, a mídia tradicional exercia a centralidade na construção dos sentidos sobre saúde e sobre doença. Fato é que uma sensação muito próxima ao pânico se estabeleceu na capital do Brasil, fazendo com que pessoas corressem aos postos de saúde nem sempre para se vacinar, mas, em muitos casos, se re-vacinar. Neste sentido, a Fiocruz Brasília, por meio de sua Assessoria de Comunicação, se viu instada a agir no sentido de estabelecer pontes entre agentes públicos estratégicos e promover reflexões sobre como imprensa e saúde pública podem interagir para assegurar o bem da sociedade. Assim, no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), especialistas da área da saúde, jornalistas e analistas da imprensa se aprofundaram, ao longo de apenas uma manhã, nas questões mais marcantes da relação saúde pública e imprensa.
keywords: Academias e Institutos
Aedes
Acesso a Informação
Aedes
Brasil
Comunicação Social
Comunicação em Saúde
Congressos
Dengue
Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Espanha
Imprensa
Infecções por Arbovirus
Jornalismo
Jornalismo Científico
Meios de Comunicação de Massa
Microcefalia
Nações Unidas
Promoção da Saúde
Publicações Periódicas
Rede Social
Saúde Pública
Vetores de Doenças
Epidemiologia
Issue Date: 2018
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília
Citation: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas. Brasília, DF: Fiocruz/Gerência Regional de Brasília, 2018. 116 p. (Série: As Relações da Saúde Pública com a Imprensa).
Description: Equipe de elaboração: Wagner Robson Manso de Vasconcelos e Mariella Silva de Oliveira-Costa / Revisão: Nathallia Gameiro, Nayane Taniguchi, Valéria Padrão, Mariella Silva de Oliveira-Costa
ISBN: 978-85-85287-05-4
Copyright: open access
Appears in Collections:BSB - Livros Publicados



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.