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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32222
Type
DissertationCopyright
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2024-01-01
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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A NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS: O CASO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Hospitais Universitários/organizaçäo & administraçäo
Estudos de Casos
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Programas Governamentais
Sistema Único de Saúde/organizaçäo & administraçäo
Modernização do Setor Público
Brasil
D'Albuquerque, Helena Suely Torres | Date Issued:
2014
Alternative title
The new government and the federal university hospitals: the case of the Hospital of the Federal University of PernambucoAdvisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os Hospitais Universitários (HU) brasileiros são vistos como unidades independentes,
distantes do perfil epidemiológico da população e dominadas por interesses dos médicos
especialistas. Com o Sistema Único de Saúde (SUS), o governo federal passa a induzir a
integração dos HU a rede através de programas e projetos, como medida de inserção dessas
unidades no sistema de saúde. Nesse estudo analisou-se o processo de integração ensinoserviço
do HC-UFPE com o SUS após a implantação do programa nacional de Reestruturação
dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). Utilizou-se pesquisa documental, aplicaramse
entrevistas semi-estruturadas com uma amostra intencional dos representantes do HC, da
UFPE e gestores da SES. Recorreu-se a análise de conteúdo e construiu-se a matriz apoiandose
no modelo SWOT. A pesquisa apontou que: o HC-UFPE ainda se mantém pouco inserido e
desvinculado ao sistema de saúde no que diz respeito à porta de entrada, referência e contrareferência.
O HC mantém a prática da informalidade na captação de pacientes, definidos por
interesse de pesquisa. Quanto a contratualização ainda é frágil a clareza das metas de ensino e
pesquisa pactuadas. Foram apontados como causas que interferem na integração ensino e
serviço: a relação de poder do docente, desconhecimento do SUS, o contrato de trabalho do
docente e ausência de trabalho em equipe. Conclui-se que o processo não acontece sem
conflitos, principalmente na implantação de um novo modelo de gestão .
Abstract
The University Hospitals (UH) Brazilians are seen as independent units, far from the
epidemiological profile of the population and dominated by interests of medical specialists.
With the Unified Health System (SUS), the federal government begins to induce integration
of HU network through programs and projects, such as insertion of these units in the health
system. In this study we analyzed the process of integrating teaching and service of HC-UFPE
with SUS after the implementation of the national program of Restructuring of Federal
University Hospitals (REHUF). We used documentary research, applied to semi-structured
interviews with a purposive sample of representatives from HC, UFPE and managers of SES.
It appealed to content analysis and built the matrix leaning on the SWOT model. The survey
showed that: the HC-UFPE still holds some inserted and disconnected to the health system
with regard to the front door, reference and counter-reference. The HC keeps the practice of
informality in attracting patients, defined by research interest. As for contracting is still fragile
clarity of teaching and research agreed goals. They were identified as causes that interfere
with teaching and service integration: the teaching power relationship, SUS ignorance, the
teacher employment contract and lack of teamwork. We conclude that the process is not
without conflict, especially in the implementation of a new management model.
DeCS
Administração PúblicaHospitais Universitários/organizaçäo & administraçäo
Estudos de Casos
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Programas Governamentais
Sistema Único de Saúde/organizaçäo & administraçäo
Modernização do Setor Público
Brasil
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