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Title: Uma análise sobre a expansão do ensino de enfermagem no Brasil
Advisor: Guimarães, Raphael Mendonça
Members of the board: Guimarães, Raphael Mendonça
Reis, Ana Cristina Gonçalves Vaz dos
Ayres, Andréia Rodrigues Gonçalves
Authors: Vianna, Thaysa Vieira de Mello Gomes de Azevedo
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A Educação Profissional já se fazia presente desde os tempos coloniais no Brasil e desde esse período foi destinada à classes menos favorecidas da sociedade. Com o passar do tempo essa caracterisca foi mantida, sendo destinada aos trabalhadores desta área um ensino precário e limitado. No campo da Saúde não é diferente, processos hegemonicos corroboram para a manutenção do ensino fraguimentado e baseado em “competências”. Este projeto tem como objeto o ensino profissional em enfermagem visto que esta é a área que compreende o maior número de profissionais da área da saúde. Os objetivos deste projeto são: Analisar o contexto do ensino profissional de nível médio em enfermagem no Brasil, retratando o processo de expansão dos cursos técnicos. Como Base de Dados será utilizado o Censo Escolar que atualmente é o banco de informações mais fidedigno para se realizar a analise de dados da Educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto será a abordagem quantitativa e a análise será realizada utilizando os dados dos anos 2003 e 2017. Como resultado deste estudo pode-se evidenciar um aumento significativo dos cursos técnicos de enfermagem entre os anos de 2003 e 2017 tanto na rede pública quanto na rede privada, porém este crescimento foi mais significativo na rede particular de ensino que apresentou 246% enquanto a rede pública ampliou em 117%. Com relação ao número de matriculados a rede privada também se destacou apresentando 216% de ampliação enquanto a rede pública 123%. No que tange ao número de concluintes vale ressaltar que na rede publica apenas a rede federal apresentou crescimento (10%), sugerindo que a rede privada tenha dificuldade em manter seus alunos por mais que se mantenha soberana na formação destes profissionais.
Abstract: Professional Education had already been present since colonial times in Brazil and since that period was aimed at the less favored classes of society. With the passage of time this character was maintained, being intended for the workers of this area a precarious and limited education. In the field of Health it is not different, hegemonic processes corroborate for the maintenance of the teaching fragmented and based on "competences". This project aims at professional nursing education since this is the area that comprises the largest number of health professionals. The objectives of this project are: To analyze the context of nursing secondary education in Brazil, describing the process of expansion of technical courses. As Database will be used the School Census, which is currently the most reliable database for conducting the education data analysis. The methodology used for the development of this project will be the quantitative approach and the analysis will be carried out using the data of the years 2003 and 2017. As a result of this study, a significant increase of the nursing technical courses between the years 2003 and 2017 in both the public and private networks can be evidenced, but this growth was more significant in the private education network that presented 246% while the public network expanded by 117%. Regarding the number of enrolled the private network also stood out presenting 216% expansion while the public network 123%. Regarding the number of students, it is worth mentioning that in the public network only the federal network presented growth (10%), suggesting that the private network has difficulty keeping its students, however much it remains sovereign in the training of these professionals.
Keywords: Professional Education
Nursing Technicians
School Census
keywords: Educação Profissional
Técnicos de Enfermagem
Censo Escolar
DeCS: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Profissionalizante
Educação em Enfermagem
Técnicos de Enfermagem
Issue Date: 2019
Publisher: EPSJV
Citation: VIANNA, Thaysa Vieira de Mello Gomes de Azevedo. Uma análise sobre a expansão do ensino de enfermagem no Brasil. 2019, 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.
Date of defense: 2019-03-13
Place of defense: Rio de Janeiro, RJ
Department: Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - PPGEPS - Dissertações de Mestrado

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