Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33026
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12967]
Metadata
Show full item record
IMAGENS ARTÍSTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS E SEU POTENCIAL TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Secretaria Estudal de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência, Arte e Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com o objetivo de identificar o potencial transdisciplinar das representações
artísticas presentes nas coleções de livros didáticos da educação básica aprovadas
pelo PNLD 2018, docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro classificaram
os livros de acordo com uma escala de preferência, justificando sua escolha. As
justificativas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC),
constatando-se que, na escolha do livro, prevalecem as categorias conteúdo e
exercício. Em seguida, 12 representações artísticas, selecionadas desses livros, foram
apresentadas aos docentes para que indicassem quais conteúdos do seu componente
curricular poderiam ser relacionados às imagens. As respostas foram categorizadas
em forma de nuvens de palavras, revelando que a maioria dos docentes relacionou
conteúdos de seu componente curricular para todas as imagens. Conclui-se que as
representações artísticas permitem não apenas uma abordagem interdisciplinar,
mas também transdisciplinar.
Abstract
Aiming to identify the transdisciplinary potential of artistic representations
in basic-education textbooks approved by the PNLD 2018, some educators in the
educational system of the state of Rio de Janeiro have classified the books according
to a preference scale, justifying their choices. Answers were analyzed using the
Collective Subject Discourse method, which led to the conclusion that the categories
of ‘content’ and ‘activities’ prevail in the choice of book. Subsequently, twelve artistic
representations, taken out of these books, were selected and presented to teachers
so they could indicate which contents of their curricular component could be linked
to the images. Their answers were put together as word clouds. The results
demonstrate that most teachers choose the book for its content regardless of the
images in it; however, most of them related contents of their curricular component
for all images. In conclusion, it was found that artistic representations allow for not
only an interdisciplinary approach, but also a transdisciplinary approach.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Con en el objetivo de identificar el potencial transdisciplinario de las
representaciones artísticas presentes en las colecciones de libros didácticos de la
educación básica aprobadas por el PNLD 2018, docentes de la red estadual de
enseñanza de Río de Janeiro clasificaron los libros de acuerdo con una escala de
preferencia, justificando su elección. Las justificaciones fueron analizadas por el
método del Discurso del Sujeto Colectivo (DSC), se constató que, en la elección del
libro, prevalecen las categorías contenido y ejercicio. En seguida, 12 representaciones
artísticas, seleccionadas de esos libros, fueron presentadas a los docentes para que
indicaran cuales contenidos de su componente curricular podrían ser relacionados
con las imágenes. Las respuestas se categorizaron en forma de nubes de palabras,
revelando que la mayoría de los docentes relacionó contenidos de su componente
curricular para todas las imágenes. En conclusión, las representaciones artísticas
permiten no solo un enfoque interdisciplinario, sino también transdisciplinario.
Share