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Title: Divulgação da Ciência em Animais de Laboratório por meio de jogo de discussão: saberes e posicionamentos de alunos do ensino médio
Advisor: Kugelmeier, Tatiana
Gonçalves, Etinete Nascimento
Members of the board: Silva, Klena Sarges Marruaz da
Ferreira, Marcia Serra
Alemida, Carla da Silva
Authors: Repolêz, Aline da Cruz
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O uso de animais nas pesquisas biomédicas é um tema historicamente controverso. Há opiniões distintas, envolvendo questões éticas e morais, abrangendo os que acreditam na abolição total do uso, até os que defendem a liberdade do uso, o que mostra a complexidade do assunto. No Brasil, poucos estudos dedicam-se a conhecer o posicionamento da sociedade em relação à experimentação animal e oportunizar o diálogo sobre o tema. A partir do desejo de promover a aproximação e interação entre sociedade e profissionais da Ciência em Animais de Laboratório (CAL), e democratizar o debate acerca da área, essa dissertação visou desenvolver e avaliar a eficácia de uma ferramenta de divulgação científica (DC), em suscitar a reflexão de alunos do ensino médio sobre a complexidade de aspectos concernentes à CAL, bem como acessar e sistematizar seus conhecimentos e posicionamentos sobre o tema. Foram realizados grupos de discussão (GD) com alunos de ensino médio utilizando uma ferramenta de jogo de discussão, com conteúdo voltado à realidade brasileira e a diferentes vivências relacionadas à CAL. Um teste piloto foi realizado com seis jovens, para identificar as falhas e tornar o jogo mais claro e dinâmico. Após o teste piloto a pesquisa teve continuidade com mais dois GD, um com seis e outro com cinco participantes Os GD foram filmados e gravados para realização de análise de conteúdo, pelo método de Bardin, com auxílio do software MAXQDA. Durante esse processo foram identificados e discutidos os seguintes códigos: espécie animal; bem-estar; ética e legislação, métodos alternativos, uso de animais em pesquisa (benefícios, posicionamento crítico e proposições); e atitudes quanto ao uso de animais (indefinido, apoio e rejeição). Ao final das análises, verificou-se um posicionamento dos grupos mais favorável ao uso de animais nas pesquisas para benefício da saúde humana e animal, desde que não haja alternativas. A atividade realizada permitiu a reflexão sobre o tema levando os participantes a considerar a complexidade em torno do assunto. Por último, a dinâmica de jogo foi avaliada positivamente como meio de divulgação da CAL para o público-alvo do estudo. A pesquisa, pioneira no país, apresenta um instrumento inovador para divulgação da CAL, voltado ao público jovem e à realidade brasileira, que pode ser replicado em outros ambientes, a fim de promover o debate democrático e qualificado sobre o tema e contribuir para o engajamento público nesse campo do conhecimento. A partir da pesquisa realizada será possível planejar e desenvolver atividades continuadas de divulgação da CAL, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento da área perante a sociedade e própria a comunidade científica.
Abstract: The use of animals in biomedical research is a historically controversial area of science. There are distinct opinions about this subject involving ethical and moral issues, from those who believe in the total abolition of its use, to those who advocate for its total liberation. This plurality of opinions shows the complexity of the theme. In Brazil, few studies are dedicated to know the position of society in relation to animal experimentation and to opportune the dialogue on the theme. Based on the desire of promoting proximity and interaction between society and professionals of Laboratory Animal Science (LAS), and democratizing the debate about the area, this project aimed for the development of a science communication tool, and the evaluation of its effectiveness in encouraging high school students on reflecting upon the complexity of aspects concerning LAS. Another aim is to know if the designed methodology allows the correct access and systematization of their knowledge and positioning about the area. For this purpose, discussion groups were performed with high school students using a discussion game tool, with content focused on the Brazilian reality and different experiences related to LAS. Intent on identifying flaws and to make the game clearer and more dynamic, a pilot test was conducted with six students. After this test, the research was continued with two other discussion groups, one of them with six and the other one with five participants. The groups were filmed and recorded for content analysis, using the Bardin Method, with the support of the MAXQDA Software. During this process the following keywords were identified and discussed: animal species; welfare; ethics and legislation, alternative methods, use of animals in research (benefits, critical positioning and propositions); and attitudes about animal use (undefined, support and rejection). At the end of the analysis the positioning of the groups was more favorable towards the use of animals in research for the benefit of human and animal health as long as there are no other viable alternatives. The carried out activity led the participants to think and consider the complexity around the subject. Lastly, the game dynamics was positively evaluated as a mean of LAS communication for the target audience of the study. The research, pioneer in the country, brings an innovative instrument for the communication in LAS, aimed at the young public and the Brazilian reality, which can be replicated in other environments, in order to promote a democratic and qualified debate about the subject, contributing to the public engagement in this field of knowledge. Based on the present research, it should be possible to plan and carry out ongoing activities for the popularization of LAS, favoring the development and strengthening of the area before society and the scientific community itself.
keywords: Divulgação Científica
Ensino Fundamental e Médio
Jogos Experimentais
Ciência em animais de laboratório
DeCS: Comunicação e Divulgação Científica
Animais de Laboratório
Issue Date: 2018
Citation: REPOLÊZ, Aline da Cruz. Divulgação da Ciência em Animais de Laboratório por meio de jogo de discussão: saberes e posicionamentos de alunos do ensino médio. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciência em Animais de Laboratório)-Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018.
Date of defense: 2018
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Ciência em Animais de Laboratório
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciência em Animais de Laboratório
Copyright: open access
Appears in Collections:ICTB - Dissertações de Mestrado

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