Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34589
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
PROPOSIÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DE BIOFILME BACTERIANO E SUA INTERFERÊNCIA NA SAÚDE HUMANA
Ciência
Bibliometria
Ensino Fundamental e Médio
Sequência Didática
Bastos, Mariana Ramos | Date Issued:
2017
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O biofilme é formado por um conjunto de microrganismos ligados a uma superfície plana ou sólida, unida uma as outras, revestidas por uma matriz exopolissacarídica. Ele pode ser encontrado em diferentes ambientes, como nas indústrias de alimentos, causando prejuízos e colocando em risco a segurança alimentar, em tubulações de água e no organismo dos seres humanos, como na cavidade oral, trato urogenital, trato respiratório, entre outros ambientes. O tema biofilme é muito complexo e abarca vários conteúdos que fazem parte do cotidiano da população brasileira. Esses assuntos estão relacionados a segunda série do ensino médio, da educação básica. Neste contexto, este estudo levantou a hipótese de que a construção de Sequência Didática sobre a formação de biofilme bacteriano e sua interferência na saúde humana, poderia se configurar como um bom método para ministrar de forma contextualizada conteúdos relevantes do currículo mínimo, para estudantes de 2° ano do ensino médio, da educação básica. Foi realizada uma revisão integrativa sobre artigos relacionados à Sequência Didática na educação básica, no período de 2000 a 2016 Nesta revisão, foi constatada que a maioria das sequências didáticas apresentava um referencial teórico, uma atividade lúdica, e /ou de artes. Além disso, todos os autores declararam a boa receptividade das sequências didáticas pelos estudantes. Elas foram capazes de despertar o interesse dos estudantes sobre o assunto, estimulando o processo ensino-aprendizagem, bem como o trabalho coletivo. Com base nesse conhecimento, foi elaborada uma proposta de sequências didáticas sobre a formação de biofilme bacteriano e sua interferência na saúde humana, utilizando como referencial Ciência, Arte e Cultura. A proposta apresenta como tema central biofilme, sendo composta por quatro oficinas de três horas cada, com subtemas e objetivos específicos, voltados para a discussão de conteúdos que fazem parte do currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro. Os conhecimentos prévios e a apreensão dos conteúdos serão avaliados por questionários aplicados antes e depois no encerramento da proposta.
Abstract
The biofilm is formed by a set of microorganisms attached to a flat or solid surface, joined to each other, coated by an exopolysaccharide matrix. It can be found in different environments, such as in the food industry, causing harm and endangering food safety, in water pipes and in the body of humans, as in the oral cavity, urogenital tract, respiratory tract, among other environments. The biofilm theme is very complex and encompasses several contents that are part of the daily life of the Brazilian population. These subjects are related to second grade of high school, basic education. In this
context, this study raised the hypothesis that the construction of Didactic Sequence on the formation of bacterial biofilm and its interference in human health, could be configured as a good method to contextualize relevant contents of the minimum curriculum for students of 2 Year of high school, basic education. An integrative review was carried out on articles related to the Didactic Sequence in basic education, from 2000 to 2016. In this review, it was verified that most of the didactic sequences presented a theoretical reference, a play activity, and / or arts. In addition, all the authors declared the students' receptivity to the didactic sequences. They were able to arouse students' interest in the subject, stimulating the teaching-learning process as well as the collective work. Based on this knowledge, a proposal was made of didactic sequences on the formation of bacterial biofilms and their interference in human health, using as reference Science, Art and Culture. The proposal presents as a central biofilm theme, being composed of four workshops of three hours each, with subtopics and specific objectives, focused on the discussion of contents that are part of the minimum curriculum of the state of Rio de Janeiro. Prior knowledge and seizure of contents will be evaluated by questionnaires applied before and after the proposal ends.
Keywords in Portuguese
Biofilmes BacterianosCiência
Bibliometria
Ensino Fundamental e Médio
Sequência Didática
Share