Advisor | Lopes, Renato Matos | |
Author | Gonçalves, Alda Cristiane Bouças | |
Access date | 2019-08-12T17:35:50Z | |
Available date | 2019-08-12T17:35:50Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | GONÇALVES, Alda Cristiane Bouças. Análise do conteúdo do material de iniciação científica e pesquisa utilizados por estudantes das escolas de ensino médio inovador (ProEMI) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34739 | |
Abstract in Portuguese | O Ensino Médio enquanto última etapa da Educação Básica, de acordo com vários estudos, é a etapa que menos recebeu atenção e prestígio. Seja historicamente ou politicamente, pouca atenção tem sido dada a esse importante nível de ensino. Os índices das avaliações externas têm mostrado resultados muito inferiores ao esperado, quando se refere às escolas públicas principalmente. Somente poucos alunos conseguem concluí-lo. Este trabalho analisou o conteúdo didático fornecido, por um Programa do Governo Federal para o Ensino Médio. Ele que faz parte da política das escolas em tempo integral, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação. A metodologia utilizada foi do tipo análise documental. Foram analisados os conteúdos do Caderno de Estudantes, no que se refere à aprendizagem conceitual de conteúdos com abordagem interdisciplinar. Constatamos, que escolas com tempo integral vêm proporcionando melhores resultados nas avaliações externas. Entretanto, precisamos aprofundar o assunto para que novas análises documentais sejam realizadas. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
Subject in Portuguese | Conteúdo do livro didático | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Bibliometria | pt_BR |
Title | Análise do conteúdo do material de iniciação científica e pesquisa utilizados por estudantes das escolas de ensino médio inovador (ProEMI) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2016 | |
Departament | Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | |
DeCS | Práticas Interdisciplinares | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |