Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34752
EDUCAÇÃO NEO-HUMANISTA: UM VOO À PROCURA DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL E COMPASSIVO - REVISÃO DE LITERATURA ACADÊMICA E ESCOLAS NO BRASIL
Freitas, Taís Monteiro de | Date Issued:
2015
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Essa pesquisa consiste numa revisão da literatura acadêmica sobre as percepções do Neo-humanismo de Prabhat Ranjan Sarkar publicados no Brasil e que é respeitado como uma filosofia que busca o despertar da consciência e que nos conecte a sentimentos de amor a toda criação, a um amor universal. A presente pesquisa apresenta algumas ações educacionais, como em creches e em escolas, aonde consiste em trazer no cotidiano das crianças práticas milenares da Yoga, conscientização para o valor de sua existência, e a importância de servir ao próximo. Pautamos para este trabalho e a atuação vinculada aos princípios do Neo-humanismo, o ideário e a práxis que contestam e confrontam a lógica destrutiva do capitalismo. Por isso, nesse estudo também buscamos consubstanciar os conceitos e visões de mundo propostas por Bourdieu, Karl Marx e Milton Santos, assim como descrever e discutir os aspectos históricos da educação Neo-humanista. Esse projeto diz respeito não só a questão de sobrevivência, mas de qualificação da existência. É algo que remete à dimensão social, existencial e ética, a uma trajetória própria referida a situações concretas, ao engajamento e comprometimento ativo dos sujeitos.
Share