Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34793
Title: Bioatividade de óleo essencial de Laurus nobilis (Lauraceae) sobre Lucilia cuprina (Wiedemann, 1830) (Diptera: Calliphoridae)
Advisor: Queiroz, Margareth Maria de Carvalho
Lopes, Marcio Borges Pinto
Authors: Martins Junior, Vicente Xavier
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Os inseticidas estão entre as principais técnicas utilizadas no controle de diversas pragas e também de vetores. Os inseticidas naturais são bem mais vantajosos em relação aos sintéticos por conta de sua obtenção ser feita através de recursos renováveis e também a sua degradação é rápida. A família Calliphoridae é formada por dípteros muscoides e possui uma ampla distribuição mundial possuindo em torno de 1000 espécies catalogadas em 150 gêneros. A espécie estudada é a mosca verejeira Lucilia cuprina, que apresenta importância médica-veterinária e forense. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do óleo essencial de Laurus nobilis sobre o desenvolvimento pós-embrionário, de Lucilia cuprina, Caracterizar o efeito do óleo essencial de Laurus nobilis sobre o ciclo de desenvolvimento pósembrionário de indivíduos da espécie Lucilia cuprina através das variações induzidas no peso larval, estágios larval e pupal e período de neolarva-adulto, Determinar o efeito tóxico do tratamento com óleo essencial de Laurus nobilis sobre a viabilidade da espécie Lucilia cuprina nas suas diferentes fases de desenvolvimento, calcular a dose letal e as doses diagnosticas (DL10, DL50 e DL90) do tratamento com óleo essencial de Laurus nobilis sobre a espécie Lucilia cuprina e Determinar as alterações morfológicas na espécie Lucilia cuprina, após o tratamento com o óleo essencial de Laurus nobilis A coleta das moscas foi feita em uma caçamba de lixo, localizada nas proximidades da FIOCRUZ. Essa coleta foi feita utilizando rede entomológica, chamada de \201Cpuçá\201D e as moscas foram armazenadas em tubos Falcon. As moscas foram mantidas em gaiolas teladas (30 cm comprimento x 30 cm largura x 30 cm altura). As diferentes concentrações (15, 35, 70, 75, 150, 300 \03BCg/\03BCL) do óleo essencial foram aplicadas sobre as neolarvas com auxílio de uma pipeta de precisão. Após o abandono das larvas maduras da dieta, essas foram pesadas individualmente em balança analítica e armazenadas em tubos de ensaio contendo vermiculita até ¼ do seu volume e fechado com tecido de náilon \201Ctipo escaline\201D e preso com elástico. O peso foi registrado numa tabela modelo onde além do peso, foram registradas a data de pupação e a data de emergência. Os resultados mostraram que houve alteração em todos os estágios avaliados. Foi possível concluir que o óleo essencial causou diversas deformações nas moscas dos grupos que receberam as concentrações 15, 35 e 70 \03BCg/\03BCL do óleo essencial de Laurus nobilis, como asas atrofiadas, ausência de coloração (esverdeada metálica) e algumas moscas não chegaram a emergir do pupário, morrendo antes de completar o ciclo. As concentrações 75, 150 e 300 \03BCg/\03BCL do óleo essencial de Laurus nobilis foram letais para as larvas, fazendo com elas viessem a morrer nas primeiras 24 h.
keywords: Dípteros
Entomologia
Inseticidas
Laurus
Controle de Insetos
Issue Date: 2017
Citation: MARTINS JUNIOR, Vicente Xavier. Bioatividade de óleo essencial de Laurus nobilis (Lauraceae) sobre Lucilia cuprina (Wiedemann, 1830) (Diptera: Calliphoridae). 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Entomologia Médica)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017.
Date of defense: 2017
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Entomologia Médica
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vicente_junior_ioc_espec_2017.pdf4.79 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.