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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3513
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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
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O NUTRICIONISTA E A AMAMENTAÇÃO: FORMAÇÃO E DOCÊNCIA PARA UMA PRÁTICA PROFISSIONAL
Monteiro, Kátia Ayres | Date Issued:
2000
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Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objeto central deste estudo é a representação que os docentes e os graduandos dos cursos de Nutrição têm sobre a amamentação. Nesse sentido, elegemos como objetivos a análise de três aspectos: a concepção destes sobre a mulher, a maternidade e a amamentação, a concepção sobre o papel de educador do nutricionista- docente ou profissional da assistência, a concepção sobre o ensino de graduação em Nutrição e especificamente com relação a temática amamentação. Os dados foram coletados a partir de entrevistas realizadas com professores e alunos das quatro universidades públicas, localizadas no estado do Rio de Janeiro. Os depoimentos, foram trabalhados através do método - análise de conteúdo, o que possibilitou ampliar a compreensão acerca da formação do nutricionista, especificamente com relação ao tema estudado. Observamos na maioria das falas dos entrevistados que a mulher durante a gravidez e a amamentação foi identificada apenas como "mãe", sendo desqualificada, principalmente na fala dos alunos, por qualquer comportamento que não correspondesse a um ideal de maternidade. A maternidade na adolescência foi considerada fruto de uma imaturidade e de um ato irresponsável. Quanto à amamentação, constatamos ser este um tema que desperta grande interesse entre os alunos. A abordagem do aspecto social que permeia o processo de amamentação mostrou ser uma falha na formação do nutricionista, levando a uma compreensão descontextualizada deste processo. Apontou-se a necessidade de refletir e avaliar a forma como é abordado o tema amamentação na graduação em Nutrição, bem como o ensino das disciplinas que tem estreita relação com a discussão de questões sociais, visando a formação de um profissional crítico e que se torne alguém que privilegie a relação com a cliente de forma contextualizada, levando em consideração os aspectos socioculturais dessa relação.
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