Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3525
Title: Práticas alimentares e o cuidado da saúde da criança de baixo-peso
Advisor: Almeida, João Aprígio Guerra de
Vargas, Sônia Maria de
Authors: Rotenberg, Sheila
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Analisa o significado do cuidado da saúde da criança, da desnutrição e das práticas alimentares para mães de criança sob risco nutricional, moradoras da Rocinha e frequentadoras do grupo de mães do Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues. Na busca de subsídios que possibilitem a reformulação de propostas de intervenção e para análise e compreensão do problema, foi utilizado o caminho da pesquisa qualitativa, através de entrevistas semi-estruturadas e da observação participante. As práticas alimentares e o cuidado da saúde da criança foram compreendidos como práticas sociais, integrantes das redes sociais. O estudo possibilitou identificar que essas práticas são permeadas pelo aprendizado materno, que tem início na infância e é associado aos hábitos urbanos de consumo. O saber popular é construído no contato com diferentes saberes, com os rituais de socialização, com o saber científico e a mídia, a partir das condições concretas de vida. Destacamos, neste sentido, a contribuição e limitação dos serviços e dos profissionais de saúde na promoção da saúde da criança. A qualidade do atendimento, a relação de confiança entre profissionais, mães e crianças revelou-se fator positivo na formação de vínculo aos serviços de saúde. Os achados revelaram ainda que nem profissionais nem usuários são indivíduos iguais: portam valores, sentimentos distintos e às vezes contraditórios, cuja mediação se realiza a partir do diálogo. O debate de temas com a comunidade permite o aprofundamento da realidade para ambos. Esta pode passar a ser vista como histórica e cultural, criada pelo homem e passível, portanto, de ser transformada.
DeCS: Transtornos da Nutrição Infantil
Perda de Peso
Serviços de Saúde da Criança
Issue Date: 1999
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: ROTENBERG, Sheila. Práticas alimentares e o cuidado da saúde da criança de baixo-peso. 1999. 206 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1999.
Date of defense: 1999-05
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEILA ROTENBERG.pdf13.76 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.