Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3527
Title: Aspectos da qualidade do atendimento a gestaçäo e ao parto através da percepçäo das usuárias
Advisor: Hartz, Zulmira Maria de Araújo
Authors: Gomes, Maria Auxiliadora de Sousa Mendes
Coadvisor: Conill, Eleonor Minho
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: A análise dos indicadores relativos a Saúde Materna Perinatal, no Município do Rio de Janeiro, deixa evidente um quadro de morbi-mortalidade constituído, com frequência, por eventos evitáveis a partir de uma adequada assistência a gestaçäo, ao parto, ao puerpério e ao recém-nascido. O presente estudo objetiva basicamente investigar dimensoes da qualidade da Assistência Pré e Perinatal, em serviço público e contratado neste Município, atavés da percepçäo das mäes sobre o atendimento recebido durante a gestaçäo e o nascimento de seus filhos. A estratégia de pesquisa adotada foi a utilizaçäo do Estudo de Caso Unico - a Qualidade de Atençäo a Gestaçäo e ao Parto em Serviço Público e Contratado, com três níveis de análise/explicaçäo da realidade investigada: o acesso aos serviços, a adequaçäo em relaçäo ao preconizado e a satisfaçäo da usuária. Na elaboraçäo do trabalho, foram utilizados instrumentos metodológicos da pesquisa quantitativa e da análise qualitativa. Os indicadores quantitativos utilizados foram os referentes ao perfil epidemiológico da Saúde Materna e Perinatal e a organizaçäo dos serviços, obtidos através de fontes secundárias, e os de avaliaçäo da qualidade da Assistência Pré e Perinatal, nas três dimensoes em estudo, construídos a partir de entrevistas com 110 puérperas em duas Maternidades. A metodologia qualitativa foi utilizada na análise das percepçoes e valores das mulheres sobre o cuidado recebido. A utilizaçäo deste instrumental foi necessária aos propósitos de aprofundar a discussäo sobre o objeto em estudo, trazer as pessoas que estäo por trás dos números e recuperar a totalidade das situaçoes vividas por algumas entrevistadas, fragmentada pelo esforço metodológico do estudo dos indicadores de acesso, adequaçäo e satisfaçäo. A análise dos indicadores quantitativos evidenciou a distância existente entre o preconizado e a realidade experimentada por mulheres e crianças usuárias dos serviços investigados. Chama atençäo a importante dificuldade de acesso, particularmente para o atendimento ao parto, e a fragmetaçäo no atendimento pré-natal, caracterizado pela ênfase em alguns procedimentos clínicos em detrimento das práticas educativas. Quanto aos indicadores ligados a satisfaçäo da usuária, encontramos que a avaliaçäo positiva do atendimento recebido, está, muitas vezes, associado a experiências prévias de um atendimento marcado pelo abandono, descaso e até mesmo agressividade por parte de profissionais e instituiçoes responsáveis pelo atendimento a gestaçäo e ao parto. A análise qualitativa, a partir da fala e das histórias de algumas das mulheres entrevistadas, correspondeu aos propósitos colocados e evidenciou a pertinência da participaçäo das mulheres usuárias na avaliaçäo dos seviços.
DeCS: Indicadores de Qualidade de Vida
Satisfação dos Consumidores
Assistência Perinatal
Issue Date: 1995
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: GOMES, Maria Auxiliadora de Souza Mendes. Aspectos da qualidade do atendimento a gestaçäo e ao parto através da percepçäo das usuárias. 1995. 199 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1995.
Date of defense: Março, 1995
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Instituto Fernandes Figueira
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA AUXILIADORADORA.pdf51.62 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.