Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3634
Title: Prematuro, quem é esse bebê? as singularidades de bebês que nascem pré-termo em questäo
Advisor: Lima, Elvira Souza
Authors: Ribeiro, Leda Maria Souza de Araújo
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Considerando que o bebê pré-termo näo teria sómente um crescimento físico - parâmetro básico da assistência a ele dirigida - mas que estaria em pleno processo de desenvolvimento, evidenciado por seus gestos, posturas,expressoes e movimentos que representariam manifestaçoes pouco valorizadas nos cuidados a esses bebes, mas fundamentais para seu reconhecimento enquanto ser humano e, consequentemente, para seu desenvolvimento, esse trabalho pretendeu explorar o cotidiano de bebês que nasceram pré-termo em uma unidade de cuidados neonatais. Em um diálogo com a literatura, buscou-se refletir sobre a representaçäo que se teria da prematuridade, iniciando com um breve percurso através da história nos reportamos tanto a literatura sobre os bebês nascidos a termo, num enfoque distinto do da biologia, preocupado com os primórdios da vida emocional quanto aquela que estuda bebês pré-termo. Para reconhecer o pré-termo na sua totalidade, a partir de suas especificidades de bebê - como qualquer bebê - realizamos um estudo exploratório de observaçäo, tendo como instrumento principal a filmagem em vídeo, acompanhando três bebês que nasceram pré-termo e que estavam no berçário intermediário do Instituto Fernandes Figueira. Na análise foram considerados tanto o material gravado em vídeo quanto as informaçoes registradas no caderno de campo, relativas a cada dia de observaçäo, que incluia aspectos de dinâmica do berçário, informaçoes clínicas dos bebês bem como impressoes a respeito do próprio processo de investigaçäo. A análise traduz uma tentativa de ultrapassar os limites do que é considerado habitual. Conhecer o bebê a partir da (re)construçäo de um olhar - um, dentre os muito possíveis - significou encontrá-lo nas situaçoes, descobrí-lo nas relaçoes, percebe-lo no seu tempo e no seu espaço. Buscar outras possibilidades, como médica, no olhar dirigido aos bebês pré-termo, e refletir sobre elas, foi a intençäo desse trabalho.
DeCS: Prematuro
Cuidado do Lactente
Issue Date: 1991
Publisher: Instituto Fernandes Figueira
Citation: RIBEIRO, Leda Maria Souza de Araújo. Prematuro, quem é esse bebê? as singularidades de bebês que nascem pré-termo em questäo. 1991. 135 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança)-Instituto Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 1991.
Date of defense: 1991-05
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Departamento de Ensino
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
Copyright: restricted access
Appears in Collections:IFF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEDA MARIA SOUZA DE RIBEIRO.pdf5.21 MBAdobe PDFThumbnail
    Request a copy



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.