Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36527
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
AS LINGUAGENS DA ARTE NO PROCESSO FORMATIVO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS EM SAÚDE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Martins, Fernanda do Nascimento | Date Issued:
2019
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A dissertação é fruto da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSVJ), traçou diálogos entre o trabalho, a educação, a cultura e a arte em nossa sociedade, partindo da análise reflexiva do cotidiano, em sua relação com a dimensão da estética. Para tal, objetivou-se analisar a construção curricular a partir de uma ampla visão de seu conceito, enquanto um processo histórico, político, social, econômico e cultural, constituído para expressar uma “realidade” não neutra e que representa narrativas de determinados atores, imbuídas de relações de interesses e poder em detrimento de outros. Partindo desses pressupostos e crendo que a educação e a arte são práticas articuladas que, mesmo apropriadas como aparelhos de um poder coercitivo, podem ser (re) apropriadas para refletir e problematizar a sociedade na qual vivemos, buscou-se identificar, através da análise do plano de curso e da experiência como docente no Curso Técnico de Agentes Comunitários em Saúde (CTACS), realizado na EPSJV, como o debate sobre cultura e sociedade realizado com a inserção das linguagens da arte (música, crônicas, filmes) na estrutura curricular, podem contribuir para um processo formativo crítico e reflexivo, promovendo um diálogo integrado entre as práticas oriundas do seu ambiente laboral e as teorias a respeito da Saúde Pública, das Políticas em Saúde e da sociedade em sua completude, almejando a valorização desse profissional de extrema importância para na consolidação do Sistema Único de Saúde.
Abstract
The dissertation is a result of research carried out during the Professional Masters in Professional Health Education, at the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSVJ), drew dialogues between work, education, culture and art in our society, starting from the reflexive analysis of everyday life, in its relation with the dimension of aesthetics. The purpose of this study was to analyze curricular construction based on a broad vision of its concept, as a historical, political, social, economic and cultural process, constituted to express a non-neutral "reality", representing narratives of certain actors, imbued with relations of interests and power to the detriment of others. Starting from these assumptions and believing that education and art are articulated practices that, even appropriated as apparatuses of a coercive power, may be appropriate to reflect and problematize the society in which we live, sought to identify through the analysis of the course plan and the experience as a teacher in the Technical Course of Community Health Agents (CTACS), held at EPSJV, such as the debate of culture and the languages of art, inserted in the curricular structure, can contribute to a critical and reflexive formative process, promoting a dialogue integrated between the practices coming from its work environment and the theories regarding Public Health, Health Policies and society in its completeness, aiming at the valuation of this professional of extreme importance for the consolidation of the Unified Health System.
Share