Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36610
Title: Saúde: promessas e limites da Constituição
Authors: Rodriguez Neto, Eleutério
???metadata.dc.contributor.organizer???: Temporão, José Gomes
Escorel, Sarah
Coordinator: Murtinho, Rodrigo
Campello, Mauro
Ferreira, Patrícia
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Saúde: promessas e limites da Constituição – de Eleutério Rodriguez Neto – é um livro essencial para compreender como e por que o direito à saúde e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) foram inscritos na Constituição de 1988. Militante da Reforma Sanitária brasileira, protagonista na Plenária de Saúde, assessor dos movimentos sociais e de deputados, Eleutério participou dos meandros e das entrelinhas dos debates sobre as diferentes propostas em disputa no cenário da assembleia Nacional Constituinte. Impossível compreender o SUS sem ter a Constituição de 1988 como referência, tanto quanto estudar a Reforma Sanitária e o SUS em seus desdobramentos posteriores sem ler este livro. A nova edição de Saúde: promessas e limites da Constituição integra a Coleção Memória Viva, criada para tornar acessíveis obras de reconhecida relevância acadêmica e institucional. Com isso, resgata e reedita livros esgotados, indisponíveis nas livrarias físicas e virtuais, além de dissertações e teses acadêmicas que ainda não compõem acervos online. Assim, o livro de Eleutério Rodriguez Neto, publicado pela Editora Fiocruz em 2003 e esgotado há alguns anos, poderá circular amplamente e ser lido em formato digital, de forma gratuita. Obra de referência para os estudos sobre a saúde na Assembleia Nacional Constituinte, o livro de Rodriguez Neto, liderança do movimento da Reforma Sanitária brasileira, é fundamental para compreender como e por quê o direito à saúde e as bases do SUS foram inscritos na Constituição de 1988.
keywords: Saúde Pública
Constituição
Brasil
Movimento sanitário
Constituinte
Coleção Memória Viva
DeCS: Saúde Pública
Brasil
Issue Date: 2019
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Editora Fiocruz
Citation: RODRIGUEZ NETO, Eleutério. Saúde: promessas e limites da Constituição. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; Edições Livres, 2019. 390 p. (Coleção Memória Viva).
Description: A publicação deste livro é resultado do projeto "Acesso aberto e uso da literatura científica no ensino", desenvolvido no ICICT, sob a coordenação de Rodrigo Murtinho.
Equipe do projeto: Rodrigo Murtinho (Coordenador), Mauro Campello (Coordenador adjunto), Anne Ferreira dos Santos, Cristina Maria Rabelais Duarte, Fátima Duarte de Almeida, Ilma Noronha, Leonardo Simonini, Luciana Danielli, Marilene Santos, Mel Bonfim, Mônica Garcia e Patrícia Castro Ferreira.
ISBN: 978-85-8110-078-4
Copyright: open access
Appears in Collections:Editora Fiocruz - Livros Publicados
ICICT - Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saude-promessas-e-limites.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.