Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37276
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
GESTÃO COMPARTILHADA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO APOIO INSTITUCIONAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM COLEGIADO GESTOR EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (USF) NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI/BA
Lopes, Roberta Alves | Date Issued:
2018
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Estatal Saúde da Família. Salvador, BA, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA. Brasil.
Abstract in Portuguese
A gestão hegemônica trouxe várias alterações nos processos de trabalho em saúde. No SUS, a descentralização de poder e instalação de conselhos e conferências de saúde mudaram também a forma de gerir do Estado em relação a saúde. Como um dispositivo que utiliza tecnologias leves, o Apoio Institucional é reconhecido na PNH como um instrumento de intervenção que traz um novo modo de fazer cogestão, viabilizando a criação do modo de trabalhar compartilhado e vem como uma forma complementar as funções gerenciais. Dessa forma, o produto de determinado serviço passa a ser um produto construído por um coletivo, de forma que todos os participantes sejam responsabilizados pelo início, meio e fim. Esse trabalhado é um relato de experiência e tem como objetivo compartilhar o processo de implementação de um Colegiado Gestor em uma Unidade de Saúde da Família do Município de Camaçari/BA, assim como relatar a experiência de uma residente na função de Apoio Institucional no processo de implementação do Colegiado Gestor. Apesar de um modelo ainda tradicional de gestão, observou-se como o Colegiado gestor contribuiu para que houvesse descentralização de decisões e responsabilidades locais. Espera-se que este relato incentive a implementação do Colegiado Gestor em espaços de decisão, principalmente nas unidades básicas de saúde como forma de fortalecer os princípios do SUS.
Share