Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37542
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
10 Redução das desigualdadesCollections
Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE DOCENTES POR MEIO DOS PROGRAMAS UNIAFRO E AFRICANIDADES
Promoção da Igualdade Racial
Análise de Políticas Públicas
Racismo
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Eqüidade
Docentes
Relações Raciais
Políticas Públicas Antidiscriminatórias
Negreiros, Dalila Fernandes de | Date Issued:
2013
Alternative title
Education of ethnic and race relations: analysis of teacher education through Uniafro Programs and AfricanitiesAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho analisa a formação de docentes na implementação da política de Educação das Relações Étnico-raciais usando como referência os programas Educação Africanidades Brasil (Africanidades) e Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior (Uniafro). Ao longo do trabalho, é descrita a Política de Promoção da Igualdade Racial, destacando a Educação das Relações Étnico-raciais como um de seus elementos; é indicado o estado da implementação da Educação das relações étnico-raciais por meio de pesquisas e da consulta realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) às instituições de ensino superior e por fim é apresentada a análise dos programas. Foi identificado que ambos os programas possuíram sérios problemas de concepção e execução, que culminaram com a sua incapacidade de cumprir seus objetivos, no que se refere a formação de docentes para a implementação de educação das relações étnico-raciais. Contudo, a partir da análise desses modelos de execução de política pública, bem como do resultado da consulta da SEPPIR é possível indicar caminhos para a implementação de uma política efetiva de formação de docentes para a educação das relações étnico-raciais.
Abstract
This paper analyzes the training of teachers for the implementation of the policy of Education of Racial-Ethnic Relations using as reference the Programa Educação Africanidades Brasil (Africanidades) and Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior (Uniafro). Throughout the work, we describe the policy of Racial Equality, highlighting the Education of Racial-Ethnic Relations as one of its elements, it is given the status of implementation of the education of racial-ethnic relations using researches and the consultation by the Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) at the institutions of higher education and finally presents the analysis of this programs. Design and implementation problems were identified in both programs, which culminated in their inability to fulfill their objectives as regards the training of teachers for the implementation of education for ethnic and racial relations. However, from the analysis of these execution models of public policy as well as SEPPIR's querry result, we can indicate ways to implement an effective policy for the training of teachers for the education of ethnic and racial relations.
Keywords in Portuguese
Relações Étnico-RaciaisPromoção da Igualdade Racial
Análise de Políticas Públicas
Racismo
DeCS
Grupos ÉtnicosGrupo com Ancestrais do Continente Africano
Eqüidade
Docentes
Relações Raciais
Políticas Públicas Antidiscriminatórias
Share