Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37916
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
INICIAÇÃO A QUÍMICA NO MUSEU DA VIDA, FIOCRUZ: AVALIANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INTERATIVAS DA BANCADA DE PASTEUR
Educação Não-Formal
Experimentos Interativos
Museu de Ciência
Alternative title
Introduction to chemistry at Museu da Vida, Fiocruz: evaluating interactive experimental activities on the Bancada de PasteurAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste trabalho é apresentado a implementação da Bancada de Pasteur no Parque da Ciência do Museu da Vida, Fiocruz. O trabalho é dividido em duas partes: na primeira parte é feito uma discussão sobre a presença da química dentro de museus e centros de ciência, apresentando a situação em diversos locais do Brasil e do mundo. É discutida a importância da experimentação na educação em química, e das possibilidades de sua implantação em museus de ciência. Na segunda parte é apresentada a implantação da Bancada de Pasteur, uma experiência de educação não-formal em química. Nela são realizados experimentos de forma interativa e em grupo na presença de um mediador do museu. É descrito as atividades e como elas têm sido avaliadas, incluindo alguns dados preliminares sobre o seu uso dentro da visitação regular do museu.
Abstract
In this work is presented the implementation of the Bancada de Pasteur at the Parque da Ciência of Museu da Vida, Fiocruz. The work is divided in two parts: in the first part, a survey is done to study the presence of chemistry education inside museums and centers os science, presenting the situation in several places in Brazil and in the world. The importance of the experimentation in chemistry education is discussed, and its role in science museums is investigated. In the second part, the development of the Bancada de Pasteur is presented, a non-formal educational resource in chemistry. Interactive chemical experiments are held on it by groups mediated by a museum professional. The activities and its evaluation are described, including some preliminary data on its use in the regular visitation of the museum.
Keywords in Portuguese
Educação em QuímicaEducação Não-Formal
Experimentos Interativos
Museu de Ciência
Share