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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38185
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Papers presented at eventsCopyright
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Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentável03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
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INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PORTFÓLIO, DE ACADÊMICAS DE NUTRIÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE, TRABALHO E AMBIENTE DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL
Author
Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão. Serviço de Gestão da Sustentabilidade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão. Serviço de Gestão da Sustentabilidade. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Trabalho de campo realizado de dezembro de 2014 a dezembro de 2017 na Fundação Oswaldo Cruz. Estágio supervisionado em nutrição realizado no campo da saúde pública em consonância com unidades de ensino superior do Estado do Rio de janeiro. Utilização do portfólio como ferramenta de avaliação do estágio em nutrição, permitindo a reflexão do acadêmico de forma que o mesmo disserte sobre suas percepções acerca das ações desenvolvidas no campo da saúde do trabalhador, contribuindo para a melhoria contínua do trabalho realizado. Os portfólios construídos mensalmente pelas estagiárias de nutrição consistiram em relatos críticos-reflexivos acerca do processo de trabalho desenvolvido pelo setor, com destaque nas seguintes ações: atendimentos e orientações nutricionais, atividades coletivas direcionadas no campo da saúde, trabalho e ambiente (grupos e/ou rodas de conversa), avaliação das condições higiênico-sanitárias de restaurantes e lanchonetes, elaboração de material educativo e reuniões com equipes multidisciplinares. Analisando os portfólios construídos, foi possível observar que esse instrumento contribuiu para o crescimento profissional e a análise crítica das ações realizadas pelo setor de nutrição, além de favorecer um maior aproveitamento do estágio em virtude dos relatos elaborados das ações. O instrumento estimulou a autorreflexão e autoconhecimento, o que facilitou a percepção dos problemas e o que poderia aprimorar o trabalho, desenvolvendo a autonomia das ações. Durante a construção do material ocorreram diversas dificuldades, contudo, quando o processo de organização do portfólio é orientado visando sempre à melhoria contínua da produção técnica, a elaboração do mesmo se torna mais agradável e ao mesmo tempo desafiador comparando aos ensinamentos apreendidos na universidade com a prática profissional. Portanto, o estágio caracteriza-se como uma excelente forma do acadêmico obter a essência da profissão. O portfólio contribuiu de maneira positiva para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem durante o período de estágio, permitindo que o acadêmico observasse a atividade realizada com um olhar crítico e buscasse compreender a importância das ações desenvolvidas. Concluiu-se também que com a construção mensal do portfólio, o acadêmico pôde avaliar e acompanhar o seu crescimento profissional durante o período de estágio.
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