Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38254
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
02 Fome zero e agricultura sustentávelCollections
Metadata
Show full item record
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ALIMENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1980-2017)
Carvalho, Carolina de Campos | Date Issued:
2018
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A comida é uma forma de comunicação e também se configura como um tema a ser comunicado. Como os conceitos alimentação e comunicação estão relacionados na produção científica? Que perspectivas assumem o termo “comunicação” nessas publicações? A resposta a essas perguntas pode evidenciar os valores e sentidos atribuídos ao tema pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Este trabalho visa identificar o uso dos termos “alimentação” e “comunicação” na produção científica no período 1980-2017. Além disso, pretende refletir os diferentes sentidos dados ao termo “comunicação” nesses textos. Esta pesquisa utilizou a base de dados da Scientific Electronic Library Online (Scielo) para verificar a produção científica sobre alimentação e comunicação. Foi utilizado o formulário livre de pesquisa por artigos, com busca pelos termos “aliment$” ou “comida” e “comunic$”. Optou-se pela busca no campo “resumo”, por ser mais abrangente. Chegou-se a 118 resultados. Após leitura dos títulos e resumos, foram excluídos aqueles nos quais as palavras “aliment$”, “comida” e “comunic$” não eram empregadas nos sentidos discutidos nesta pesquisa e, por isso, não relevantes para o seu desenvolvimento. Identificou-se 37 artigos de 1980 a 2017, e um aumento da produção a partir de 2010. Em relação aos sentidos do termo “comunicação” diferenciam-se em: ferramenta para a educação em saúde; o papel da mídia na construção social de identidades e sua influência nos comportamentos alimentares; a “comunicação” na comercialização de produtos alimentares. Embora a alimentação seja um tema transversal e multidisciplinar, a maior parte dos trabalhos refere-se à “comunicação” como um processo transacional com foco específico nas informações de saúde. Além disso, os papéis dos meios de comunicação, da publicidade e do marketing da indústria alimentar emergem como temas de estudo centrais e estratégicos. Os temas, objetos, assuntos e focos da atividade científica são definidos em um contexto complexo de múltiplas relações interlocutivas, e apontam para opções e posições em meio a polêmicas diversas. A partir das diferentes acepções encontradas sobre alimentação e comunicação, constata-se que integram um mercado simbólico sujeito a variados (e sempre renovados) valores e sentidos.
Share