Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38325
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
REDES DE PESQUISA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E MODELOS DE GESTÃO NO SUS: DESAFIOS INSTITUCIONAIS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Apresentação de experiência em curso desde 2015. Indução da Fiocruz ao desenvolvimento de pesquisas sobre Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão de Saúde com resultados usados pelo SUS. Apresentar o processo de formulação de instrumentos para a gestão das redes colaborativas de pesquisa. Essas redes se caracterizam por serem científicas, participativas e de intervenção, tendo como principal objetivo o uso dos resultados pela sociedade e pelo SUS. O modelo de gestão de Rede atua na articulação das pesquisas e de seus produtos, baseado na experiência da Fiocruz e na literatura de órgãos de fomento à pesquisa (Canadá e Reino Unido): Canadian Institute of Health Research, National Co–ordinating Centre for Public Engagement e Vitae Researcher Development Framework. São usados fluxo de informações, ferramentas de monitoramento de ações e planejamento dinâmico dos produtos para sua melhor aplicabilidade e uso pelo público-alvo da pesquisa. Integração entre os pesquisadores da Instituição e aprendizado relacionado com os processos de: i) comunicação e divulgação das ações das pesquisas para os diferentes públicos; ii) e articulação em rede; iii) sistematização dos resultados produzidos pelos grupos de pesquisa e pela rede, aprimorando os produtos da pesquisa para o SUS; iv) indução de produtos não previstos no escopo original do projeto e que foram identificados como necessários no decorrer das pesquisas. O uso dos resultados da produção científica pela sociedade é incipiente no Brasil e no mundo, o que configura grande desafio institucional. A bibliografia de gestão de redes colaborativas e da produção de pesquisa articulada em rede é quase inexistente, o que torna a gestão desse tipo de rede um processo inovador e requer sistematização e análise. Há necessidade de tecnologias de informação e comunicação para além das ferramentas tradicionais para fortalecer a integração de todos os atores. A sistematização, o debate e a divulgação do processo de trabalho e dos resultados desse modelo de gestão de redes colaborativas de pesquisa contribuem para o aprimoramento do mesmo e para a devolução da academia para a sociedade brasileira no tema das políticas públicas de saúde e modelos de atenção e de gestão de saúde, qualificando o aprendizado institucional e subsidiando o debate sobre a avaliação da qualidade da produção científica.
Share