Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39070
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
O NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA DE UM HOSPITAL DE ENSINO COMO FERRAMENTA NAS AVALIAÇÕES DAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Affilliation
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Governo do Distrito Federal. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Hospital Materno Infantil de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: Um hospital de ensino define-se por aquele que, além de prestar assistência à saúde da população, desenvolve atividades de capacitação e de recursos humanos, sobretudo se caracterizam por serem unidades de referência em procedimentos de maior densidade tecnológica. São centros de formação, ensino e atuação de importantes especialidades de saúde, que contribuem para processos de inovação assistencial e incorporação tecnológica em saúde. O Hospital Materno Infantil – HMIB, hospital de ensino desde 2007, tornou-se uma Unidade de Referência Distrital( URD) e, partir desse momento , iniciaram –se novas ações como a criação do Núcleo de Ensino e Pesquisa - NUEP do HMIB, tendo como uma de suas missões as avaliações das novas tecnologias em saúde empregada na instituição. Objetivo: descrever os avanços e obstáculos na criação do Núcleo de Ensino e Pesquisa no HMIB. Metodologia: trata-se de um trabalho descritivo, documental nas bases de dados do hospital de ensino. Resultados: Foram verificados avanços nas áreas de inovação em gestão, pesquisa e capacitação como a realização de encontros regulares do Grupo Técnico do Hospital em Ensino (GTHE), a apresentação periódica trimestral e semestral de relatórios gerenciais, a análise de indicadores em saúde e sistemas de informação, o estabelecimento de grupos de Avaliação em Tecnologia em Saúde- ATS e o atendimento de demandas com pareceres , assessoria em pesquisa com servidores e pesquisadores ad doc. Também foi idealizado e publicado, em documentos oficiais, o projeto e os fluxos da pesquisa do HMIB, formalizando a participação do pesquisador assistente para estudos em loco para parcerias com as outras instituições públicas e privadas interessadas. Outras ações como as publicações de ordens de serviço para comissões de controle e monitoramento também foram desenvolvidas. Embora muitas atividades tenham sido realizadas, os recursos humanos estão insuficientes e necessitam de maior aperfeiçoamento. Conclusão: A criação do NUEP apresentou vantagens significativas para a concretização de pesquisas e avaliações no processo de novas Tecnologias em Saúde do hospital de ensino, sendo necessário o incentivo de formação de novos profissionais qualificados nessa área de atuação. Além de tronar-se uma ferramenta para gestão com seu GTRHE e gerenciamento de comissões.
Share