Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39186
Title: Os sanitaristas de Jucás e os agentes de saúde: entrevista com Antonio Carlile Holanda Lavor e Miria Campos Lavor
???metadata.dc.contributor.organizer???: Santana, José Paranaguá de
Castro, Janete Lima de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Observatório de Recursos Humanos em Saúde. Natal, RN, Brasil.
Abstract: Este livro registra depoimentos de dois sanitaristas comprometidos com os ideais que compartilham, tecendo rotas e percorrendo trilhas em busca de seus sonhos. Antonio Carlile Holanda Lavor se destacou como protagonista da história da saúde pública no Ceará a partir de 1979. Para isso, percorreu trilhas de uma rota vislumbrada desde que ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1959. Quando estudante foi monitor do recém-criado Instituto de Medicina Preventiva (IMEP) daquela universidade, um dos primeiros centros desse gênero em faculdades de medicina do Brasil. Atuou em duas experiências de integração docente-assistencial promovidas nos anos 1970 pela Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília. Durante esse período, alimentava a ideia fixa voltar para Jucás, sua terra natal no sertão cearense. Seu relato revive os caminhos que percorreu almejando contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região onde nasceu. Miria Campos Lavor é assistente social. Ela e Carlile tornaram-se companheiros de vida e ideais ainda estudantes universitários e a partir de então compartilham seus destinos pessoais e profissionais, seus sonhos e realizações. Nas palavras do casal, “é como se nós fôssemos complementares um para o outro”. Unidos, ajustaram a rota a seguir, palmilharam trilhas, tocaiaram achados e ganhos. Protagonizaram iniciativas de grande valor para a saúde pública em seu Estado e influenciaram projetos para além dessas fronteiras.
keywords: Saúde pública
Sanitaristas
Agentes comunitários de saúde
Lavor, Antonio Carlile Holanda - entrevistas
Lavor, Miria Campos - entrevistas
DeCS: Agentes Comunitários de Saúde
Saúde Pública
Entrevista
Issue Date: 2016
Publisher: Una
Citation: SANTANA,José Paranaguá de; CASTRO, Janete Lima de (Org). Os sanitaristas de Jucás e os agentes de saúde: entrevista com Antonio Carlile Holanda Lavor e Miria Campos Lavor. Natal: Una, 2016. 134 p.
ISBN: 978-85-60036-27-1
Copyright: open access
Appears in Collections:BSB - Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os sanitaristas de Jucás e os agentes de saúde.pdf13.62 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.