Author | Garcia, Klauss Kleydmann Sabino | |
Author | Abrahão, Amanda Amaral | |
Access date | 2020-01-22T19:44:32Z | |
Available date | 2020-01-22T19:44:32Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | GARCIA, Klauss Kleydmann Sabino; ABRAHÃO, Amanda Amaral. Mapeamento dos cursos de Saúde Coletiva no Brasil e seus potenciais para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e gestão dos serviços de saúde. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DE PESQUISAS APLICADAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE., 1., 2015, Brasília. Anais [...]. Brasília: Fiocruz Brasília, 2015. 7 p. Apresentação de slides e Resumo. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39439 | |
Description | Klauss Kleydmann Sabino Garcia, representante da Universidade de Brasília e Amanda Amaral Abrahão, representante da Universidade Federal de Uberlândia convidados pela Fiocruz Brasília, para apresentação de trabalho no evento: I PesquisaSUS – Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo da FIOCRUZ Brasília. O I PesquisaSUS compôs as atividades da I Semana de Publicações e Práticas da Escola Fiocruz de Governo, realizado de 23 a 25 de novembro de 2015 na FIOCRUZ Brasília. | pt_BR |
Abstract in Portuguese | A graduação em Saúde Coletiva é um curso presente em todas as regiões do Brasil e tem conquistado um espaço acadêmico e profissional de extrema importância para o desenvolvimento do quadro de saúde no Brasil. Atualmente temos aproximadamente 21 cursos em universidades federais e estaduais com um curso voltado para a graduação em Saúde Coletiva ou um curso pertencente a esta grande área. Para a realização do mapeamento dos cursos realizou-se uma busca sobre informações nos sites oficiais das universidades acerca dos cursos, analisando a descrição do curso assim como as competências do profissional formado por ele e sua grade curricular. Para a análise da grade curricular das disciplinas de cada curso foi-se criado 9 categorias de ensino relacionados à Saúde Coletiva para que as disciplinas da grade curricular pudessem ser categorizadas e então quantificadas e analisadas. A partir da quantificação das disciplinas de cada curso em eixos pode-se confeccionar tabelas e gráficos para análise individual de cada curso e foi possível perceber que as disciplinas voltadas para o desenvolvimento da gestão e para o de políticas são as que possuem maior peso nas grades curriculares nacionais. Essa predominância no ensino de Políticas mostra um aspecto importante da carreira Sanitarista (Bacharel em Saúde Coletiva) que é o desenvolvimento de políticas em prol da saúde e a execução da gestão a nível das três esferas governamentais. Portanto, a graduação em Saúde Coletiva é inovadora e possui potencial para melhorar o quadro de saúde no Brasil a partir de sua visão ampliada de saúde e do seu aspecto inter e transdisciplinar e para isso só se faz necessário a maior disseminação de sua importância e potencial e a conquista de espaços para atuação profissional. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz Brasília | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde pública | pt_BR |
Subject in Portuguese | Políticas Públicas de Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gestão em Saúde | pt_BR |
Title | Mapeamento dos cursos de Saúde Coletiva no Brasil e seus potenciais para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde e gestão dos serviços de saúde | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Saúde Pública - Educação | pt_BR |
DeCS | Educação Superior | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |