Advisor | Santos, Wildson Luiz Pereira dos | |
Author | Marques, Lua Isis Braga | |
Access date | 2020-01-23T13:17:56Z | |
Available date | 2020-01-23T13:17:56Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | MARQUES, Lua Ísis Braga. A educação CTS na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ: análise do discurso em produções científicas. In: ENCONTRO CIENTÍFICO DE PESQUISAS APLICADAS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE., 1., 2015, Brasília. Anais [...]. Brasília: Fiocruz Brasília, 2015. 15 p. Apresentação de slides e Resumo. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39457 | |
Description | Lua Ísis Braga Marques, representante da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, convidada pela Fiocruz Brasília, para apresentação de trabalho no evento: I PesquisaSUS – Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas às Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo da FIOCRUZ Brasília. O I PesquisaSUS compôs as atividades da I Semana de Publicações e Práticas da Escola Fiocruz de Governo, realizado de 23 a 25 de novembro de 2015 na FIOCRUZ Brasília. | pt_BR |
Description | Trabalho desenvolvido sob a orientação de Wildson Luiz Pereira dos Santos. | |
Abstract in Portuguese | Introdução: A I Conferência em Ciência e Tecnologia da Saúde (Brasil, 1994) tem sido considerada um marco quanto à adoção pelos pesquisadores, docentes no campo da Saúde de um novo paradigma não só nas políticas do setor, mas sobretudo no campo da educação e pesquisa para produção tecnocientífica orientada para temas de interesse de amplas camadas da sociedade. Ela marca a inflexão no Brasil, de um olhar que podemos classificar no campo do ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade-CTS na medida em que o setor define como prioritárias as estratégias de aproximação com os grandes temas vinculadas às demandas sociais por saúde, e às problemáticas de ensino daí decorrentes. Um dos agentes proativos para que estas mudanças tenham ocorrido desde então tem origem na Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Objetivos: Este projeto tem como escopo central trabalhar algumas dimensões-chaves baseadas na análise do discurso de um certo corpus de artigos científicos publicados após a I Conferência de 1994, cujos/as autores/as são provenientes da FIOCRUZ. Tomamos como procedimento teórico-metodológico a análise de seu discurso tendo como eixo o Ensino CTS de ciências entendido como o que melhor expressa aquelas estratégias de aproximação com os temas colocados pelos problemas da sociedade. Em que medida esse corpus de artigos respondeu à adoção de posições ou tendências e influências que poderíamos chamar típicas da perspectiva do Ensino CTS de ciências? Veremos, a partir da análise do discurso – presente em uma seleção descrita na metodologia elementos que formam um mosaico de posições ora com semelhanças ora com diferença em relação ao ensino CTS. Discussão do resultado: Trata-se aqui de identificar três elementos de educação CTS como eixos da análise de discurso dos docentes e pesquisadores, elementos estes que são pressupostos de uma abordagem CTS desenvolvido para educação brasileira, e em que medida: a) houve uma posição explicita quanto a necessidade de desenvolver novos processos de transferência de conhecimento em bases educacionais, capazes de gerar o empoderamento dos sujeitos sociais (sob o foco dos pesquisadores). b) foi estabelecido a fundação (desde a I Conferência) de uma ética de ensino e pesquisa dirigida para o desenvolvimento das ciências como atividade humana que está intimamente relacionada às questões sociais? c) em que medida o ensino de ciências neste campo equaciona o modo como devemos tratar a sociedade na difícil tarefa de valorizar os determinantes sociais da saúde como uma dimensão diretamente relacionada à maneira como ensinamos ciência e tecnologia? | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Fiocruz Brasília | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em ciência e tecnologia da saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Determinantes sociais da saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Análise do discurso | pt_BR |
Title | A educação CTS na Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ: análise do discurso em produções científicas | pt_BR |
Type | Papers presented at events | pt_BR |
Affilliation | Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
DeCS | Congressos como Assunto | pt_BR |
DeCS | Conferências de Saúde | pt_BR |
DeCS | Tecnologia Biomédica | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |